Quinta-feira 26 de Maio de 2022
Dentre as ações desenvolvidas pela Fiperj, destaca-se a de Emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é o documento que identifica os pescadores artesanais e aquicultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptas a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além do acesso ao crédito, a DAP é obrigatória em outros programas e ações federais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) por meio do qual o agricultor vende sua produção para o governo e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Diante da emissão, com responsabilidade e controle social de DAP, e como forma de conhecer adequadamente a realidade desse público, a Fiperj, de maneira responsável, ética, transparente, contribuindo com o governo federal no processo da gestão pública, estabeleceu, em conjunto com representantes do setor produtivo, critérios para emissão desse documento, que são apresentados a seguir:
Além disso, a portaria do MDA nº85, define que anualmente, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, deve atuar como agente de controle social, mediante checagem da lista das DAP’S emitidas em seu município, encaminhando proposições de bloqueio ou cancelamento à Delegacia do MDA do Estado. No caso do Estado do Rio de Janeiro, a DFDA/RJ, em representação dos pescadores ou qualquer cidadão pode pedir o cancelamento de uma DAP de uma pessoa que formalizar tal demanda.
Esse controle social é uma forma de contribuir para que os recursos públicos sejam utilizados em beneficio da sociedade, a partir de uma conduta ética e transparente dos administradores públicos e parceiros envolvidos.
A Fiperj em 2011 emitiu DAP para 355 pescadores artesanais nos seguintes municípios:
As DAP’S emitidas em cada município estão disponibilizadas, para o controle público, através do site: www.pronaf.gov.br.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.