Terça-feira 19 de Março de 2024

ATEPA / Projetos
Fortalecimento de Comunidades de Pescadores Artesanais e Aquicultores no Território da Pesca e Aquicultura do Norte Fluminense - Convênio MPA-FIPERJ nº 076/2010

Recursos financeiros do MPA (Edital de Chamada Pública DEFO/SEIF/MPA n.º 04/2010 - Apoio à Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola nos Territórios da Pesca e Aquicultura).

O projeto tem como propósito dar continuidade ao trabalho de ATEPA realizado na região Norte Fluminense, de modo a possibilitar o acesso do seu público às diferentes políticas públicas; desenvolver ações de fortalecimento para a pesca artesanal, através da capacitação continuada, do acesso orientado às linhas de crédito (PRONAF) e de ações que permitam a geração de trabalho e renda, consolidando formas de economia solidária, fortalecendo as iniciativas associativas e cooperativas, estimulando formas de comercialização e beneficiamento do pescado, que resultam em alternativas de diversificação e agregação de valor aos produtos de pescado.

O projeto será implementado em seis municípios do Norte fluminense (Campos dos Goytacazes, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra). A escolha desses municípios deveu-se exclusivamente em virtude de apresentar o maior contingente de pescadores artesanais com registro no MPA (MPA, 2010).

Subsídios para o ordenamento pesqueiro da manjuba, no Rio Paraíba do Sul/RJ

Recursos financeiros da Faperj (Edital nº 02/2011 – Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro), para avaliar a dinâmica populacional e a pesca da manjuba Anchoviella lepidentostole, no rio Paraíba do Sul, particularmente em São Fidelis e Campos dos Goytacazes, região Norte Fluminense, em de acordo com a comunidade pesqueira artesanal usuária do recurso pesqueiro e dos órgãos governamentais, a fim de nortear e subsidiar medidas específicas aplicáveis à proteção e conservação da espécie que visam a sustentabilidade da atividade.

O Projeto consiste em estabelecer critérios e procedimentos para a captura da espécie de forma sustentável no Estado do Rio de Janeiro com o envolvimento dos pescadores ribeirinhos da região.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741