Sexta-feira 29 de Março de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj participa da III Feira de Estágio e Negócios na Famath
Autor:
11/06/2019 - 00:00
O evento, que visa também facilitar e estimular o ingresso de alunos em sua área de atuação através da prática de estágios e negócios, contou com presença diversas instituições.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), participou na última quarta-feira (05/06), da III Feira de Estágio e Negócios na Faculdade Integrada Maria Thereza (Famath). O evento, que visa também facilitar e estimular o ingresso de alunos em sua área de atuação através da prática de estágios e negócios, contou com presença diversas instituições.

No turno da manhã, Raquel Martins e Fernando Tuna, representantes da Fiperj, apresentaram uma palestra sobre as ações desenvolvidas pela instituição na cadeia produtiva da pesca, com ênfase no Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Rio de Janeiro (PMAP RJ).

Este projeto levanta, desde 2017, dados sobre a dinâmica pesqueira e comercialização do pescado no litoral do Rio de Janeiro, sendo financiado pela Petrobras e Funbio.

À noite, os técnicos Hamilton Hissa da Fiperj e Geysa Marinho da UNIVALI/Fiperj ministraram uma palestra sobre a Dinâmica populacional da sardinha-verdadeira, no âmbito do Projeto Sardinha, contando ainda com a participação da estagiária do projeto, e também aluna da Famath, Nicolle Cardozo.

A sardinha-verdadeira é historicamente o principal recurso pesqueiro do estado, e seus parâmetros biológicos vêm sendo monitorados pela Fiperj, desde o ano de 2011. Atualmente a instituição desenvolve o Projeto Sardinha, com financiamento do Funbio, em parceria com a Univali, UFF, UFPR e USP.

Durante todo o evento apoiado pelo presidente da instituição, Vicenildo Medeiros, a Fiperj expôs seus principais projetos em um stand, interagindo com alunos interessados em atuar na área pesqueira e aquícola. A Fiperj e a Famath estão firmando um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de ações de pesquisa e extensão em conjunto.

Além disso, este termo tornará a Fiperj apta a receber os alunos para o estágio obrigatório, onde irão atuar nas ações desenvolvidas pela instituição. Este instrumento fortalece ainda mais o vínculo já existente entre as duas instituições e contribui para a formação de profissionais qualificados.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741