Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Projeto de repovoamento solta mais de três mil peixes em rio em Santo Antônio de Pádua
Autor:
13/06/2019 - 15:07
A soltura aconteceu no rio Pomba

Em comemoração ao Dia do Mundial do Meio Ambiente, os técnicos da Fiperj, Ramon Brum, Jandyr Filho e José Antônio Moreira, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram repovoamento simbólico de três mil juvenis de lambari no rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua.

A espécie de lambari repovoada foi Astyanax bimaculatus, popularmente conhecido como lambari do rabo amarelo, uma espécie nativa da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Essa iniciativa contou com o apoio do presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros. 

O pesquisador da FIPERJ, Jandyr Filho, explica que "a espécie utilizada foi reproduzida na Estação de Piscicultura de Santo Antônio de Pádua respeitando um lote mínimo de reprodutores para manter a variabilidade genética da população e que o lambari é muito utilizado como bioindicador ambiental por serem mais sensíveis a poluição e podendo também considerar uma espécie na base da cadeia alimentar".

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741