Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj participa da IV Sessão de Pôsteres da disciplina "Diversidades, Equidade e Cuidados em Saúde" promovida pela UFF
Autor:
05/07/2019 - 13:03
O evento teve como propósito o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os discentes.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) participou da IV Sessão de Pôsteres da disciplina "Diversidades, Equidade e Cuidados em Saúde"; organizada pela Profª. Drª. Isabel Cruz; na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Centro de Niterói.

Alunos de graduação da disciplina Diversidades, Equidade e Cuidados em Saúde; avaliadores, professores e Fiperj; representada pelos extensionistas Carla Carolina Uzedo, Maria de Fátima Valentim e Henrique Rhamnusia de Lima se fizeram presentes no encontro.

O evento teve como propósito o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os discentes, comunidade universitária, profissionais e os demais envolvidos com as temáticas pertinentes a saúde das populações socialmente vulneráveis.

Nesta perspectiva, avaliadores foram convidados para assistir apresentações dos alunos e participar da análise dos pôsteres; entre estes os extensionistas da Fiperj, Carla Carolina Uzedo, Henrique Rhamnusia de Lima e Maria de Fátima Valentim.

A avaliação dos pôsteres ocorreu no pátio da EEAAC, seguindo critérios pré-estabelecidos pela organização; pautado em considerações de forma crítica, contudo sendo incentivadora e fornecendo sugestões aos discentes.

No âmbito da saúde das populações socialmente vulneráveis, os pôsteres em exposição foram divididos nas seguintes categorias: População Negra; População LGBT+; Povos Ciganos; População em Situação de Rua; Povos de Terreiros; Mulheres Quilombolas; Mulheres Negras; Mulheres Lésbicas; Mulheres Trans; Homens Trans; Mulheres Ciganas; Mulheres Pescadoras e População dos Campos, Florestas e Águas.

Os técnicos da Fiperj presentes no evento realizaram avaliação do pôster denominado “Saúde das Populações dos Campos, Florestas e Águas”; confeccionado pelas discentes Bruna Fernandes de Abreu, Carolina Vaz Ribeiro, Larissa Vitória Curitiba Eccard e Victoria Christine Pereira Martins.

Na apresentação das alunas foram expostas considerações sobre a caracterização destas populações, diversidade dentre deste grupo, os principais fatores de risco para doenças e laborais, aspectos do estilo de vida, dificuldades nas questões psicossocial, nutricional e no âmbito materno-infantil, complexidade no acesso a saúde básica e perspectivas para melhoria da qualidade de vida.

As discentes esclareceram a iniciativa de um folder intitulado "População - Campos, Florestas e Águas", no qual estão dispostas informações e orientações preventivas, assim como emergenciais; em caso de sintomas que possam requerer atendimento por profissionais de saúde, sendo indicado buscar auxílio em uma unidade de saúde.

Ao final do evento, o extensionista Henrique esteve com a Profª. Drª. Isabel Cruz para conversar sobre a continuidade das tratativas em prol da saúde dos pescadores artesanais; que foram iniciadas em 2018; com o intuito de atuar no âmbito da extensão para levar os conceitos e conhecimentos em saúde básica para a comunidade pesqueira. A iniciativa teve o apoio do presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741