Quinta-feira 18 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Manual técnico de manipulação e conservação de pescado é publicado com participação da Fiperj
Autor: Técnicos do DPP
05/07/2019 - 13:47
Os parceiros foram Fiperj, Unisuam e Embrapa

Foi lançado o “Manual técnico de manipulação e conservação de pescado", realizado através da cooperação técnico-científica entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).

São editores técnicos do livro os pesquisadores André Cribb da Embrapa, Silvia Mello da Fiperj e José Seixas da Un isuam, que são também autores, juntamente com os extensionistas da Fiperj André Medeiros e Carlos Eduardo Coutinho, a pesquisadora da Fiperj Flávia Calixto e a professora Eliana Mesquita da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O manual foi elaborado para atender as ações propostas no projeto “Fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia de pescado na Região Sudeste do Brasil por meio da socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas”, iniciado em março de 2015.

O documento procura trazer contribuições para a qualificação de extensionistas e demais profissionais que atuam da área aproximando os setores acadêmico e produtivo na cadeia do pescado. O manual abrange um amplo leque de aspectos teóricos e práticos relacionados essencialmente à despesca, processamento, armazenamento e distribuição do pescado.

Em termos metodológicos, consiste numa revisão de literatura baseada em artigos, livros, legislações entre outros materiais técnicos. A iniciativa teve o apoio do presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros. Seguem três links para acessar o livro "Manual técnico de manipulação e conservação de pescado":

1. https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/busca?b=ad&id=1110125&biblioteca=vazio&busca=Manual%20t%C3%A9cnico%20de%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20e%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20de%20pescado&qFacets=Manual%20t%C3%A9cnico%20de%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20e%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20de%20pescado&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1

Nessa página, há um link para baixar o livro.

2. https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110125

Também nesta página, há um link para baixar o livro.

3. https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1110125/manual-tecnico-de-manipulacao-e-conservacao-de-pescado

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741