Segunda-feira 22 de Julho de 2019

Notícias / Detalhe
Manual técnico de manipulação e conservação de pescado é publicado com participação da Fiperj
Autor:
05/07/2019 - 13:47
Os parceiros foram Fiperj, Unisuam e Embrapa

O extensionistas da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, André Medeiros e Carlos Eduardo Coutinho, e as pesquisadoras Flávia Calixto e Sílvia Mello, além do pesquisador da Unisuam, José Seixas, publicaram o “Manual técnico de manipulação e conservação de pescado”, realizado através da cooperação técnico-científica entre a Fiperj, Embrapa Agroindústria de Alimentos, e o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).

Os editores do livro foram os pesquisadores André Cribb da Embrapa, Silvia Mello da Fiperj e José Seixas da Unisuam, também autores do documento, assim como a professora Eliana Mesquita, da Universidade Federal Fluminense.

O documento é proveniente do projeto intitulado “Fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia de pescado na Região Sudeste do Brasil por meio da socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas”, iniciado em novembro de 2014, que motivou a publicação. A iniciativa procurou trazer contribuições para a qualificação de extensionistas e demais profissionais que atuam da área aproximando os setores acadêmico e produtivo na cadeia do pescado.

O manual abrange um amplo leque de aspectos teóricos e práticos relacionados essencialmente à despesca, processamento, armazenamento e distribuição do pescado. Em termos metodológicos, consiste numa revisão de literatura baseada em artigos, livros e manuscritos disponibilizados nas últimas décadas. A iniciativa teve o apoio do presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros.

Segue o link para download do documento: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/198877/1/Livro-Conservacao-Pescado.pdf

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741