Quinta-feira 28 de Março de 2024

Conferência Nacional de Vigilância Sanitária é realizada com técnicos da Fiperj
Autor:
13/08/2019 - 15:51

Na última quinta-feira, o extensionista da Fiperj, André Medeiros, participou da I Conferência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância em Zoonoses e Inspeção Agropecuária da Cidade do Rio de Janeiro (Convisa-Rio), no Centro de Convenções SulAmerica.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, e com a presença de estudantes, técnicos, docentes, governo, produtores e empreendedores atuantes na área de vigilância sanitária, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, o encontro técnico-científico apresentou temas inovadores voltados aos desafios das ações de prevenção aos riscos sanitários, servindo também para a divulgação de projetos da área desenvolvidos pelo município.

Com debates motivados por 56 palestrantes nas 16 mesas-redondas dos três dias, o evento foi uma frente diferenciada de interação com representantes de supermercados, restaurantes, hospitais, farmácias e outras atividades do chamado setor regulado pela Vigilância Sanitária.

Novas tecnologias e sustentabilidade, eventos de massa, zoonoses, desburocratização na fiscalização e desafios na prevenção de riscos à saúde pública foram alguns dos temas que nortearam a conferência que, a partir da troca de expertises, debateram o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade sem comprometimento à saúde pública.

O extensionista André Medeiros assistiu diferentes palestras e mesas-redondas sobre os temas de interesse para a cadeia produtiva do pescado, além de apresentar dois e-pôsteres, intitulados: “Avaliação do consumidor de pescado através de questionário on-line”, do aluno Frederico Saiol (UniVass), e coautoria da também pesquisadora da Fiperj, Flávia Calixto, e da professora da UniVass, Gabriela Vieira do Amaral, e “Uso de adornos e telefone celular pelos funcionários do Mercado Municipal de Peixes de Macaé-RJ”, da nutricionista Louise Ferreira e da professora da UFRJ Laís Buriti.

André considerou o evento de grande importância para os técnicos atuantes na área, assim como para a população em geral.