Sábado 20 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Pesquisa visa a buscar por produtos alternativos a base de truta produzida no RJ
Autor:
02/10/2019 - 00:00
Os pesquisadores promoveram uma etapa de análise sensorial testando a aceitação do produto de almondegas de truta no refeitório da Fiperj.

O projeto sob orientação da prof. Eliana Mesquita da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) conta com a parceria da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro) e a com Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), desenvolve pesquisa de elaboração de produtos de pescado oriundos de carne de truta e valor comercial e nutricional: análises bacteriológica, sensorial e composição centesimal. 

Na última semana, os pesquisadores promoveram uma etapa de análise sensorial testando a aceitação do produto de almondegas de truta no refeitório da Fiperj. O objetivo do trabalho foi produzir almôndega utilizando carne de truta como principal matéria-prima, avaliando a qualidade microbiológicas, sensoriais e composição centesimal indicando assim a viabilidade de produção e comercialização dos produtos.

A Coordenadora de Aquicultura e Pesca Interior da Fiperj, Flávia Calixto, que estava conduzindo a parte sensorial do projeto, destaca os detalhes do estudo. 

- O consumo de produtos de fácil preparo tem aumentado diariamente em função das inúmeras atividades que o consumidor desenvolve todos os dias e com isso, existe a necessidade de uma alimentação mais rápida e prática. Entretanto, é preciso consumir alimentos saudáveis e de qualidade – comentou. 

Os laboratórios que participam do projeto são: do Pescado e Sanidade de Aquáticos, e de Controle Microbiológico de Produtos de Origem Animal, ambos da Universidade Federal Fluminense, assim com a Fiperj e da Pesagro. 

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741