Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj lança cartilha voltada à introdução do pescado na alimentação infantil
Autor: ASCOM FIPERJ
14/10/2020 - 11:00
"Tem Peixe no Papá do Neném - Um guia sobre o peixe na introdução alimentar" está disponivel para download gratuito.

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) lançou esta semana a cartilha Tem Peixe no Papá do Neném – Um guia sobre o peixe na introdução alimentar. A publicação tem o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre como alimentar crianças com segurança, destacando questões como espécies recomendadas, formas de apresentação do pescado e receitas.

As dúvidas são muitas quando se trata de peixe na alimentação dos pequenos, afirma o presidente da fundação, Arildo Mendes.

- A elaboração desse guia alimentar é mais um dos vários serviços prestados pela fundação nesse período. A publicação vai ajudar bastante, pois será um importante apoio para as mães promoverem uma boa alimentação em casa - assegura o presidente.

Para Maíra Duarte Cardoso, uma das autoras e médica veterinária, a falta de informações sobre as melhores espécies de peixe oferecidas aos bebês foi uma das razões que a inspiraram escrever o guia.

- Percebi que minhas amigas que também são mães tinham muitas dúvidas sobre a qualidade e a conservação do peixe. Além disso, elas não conseguiam fazer uma comida que agradasse aos filhos. O guia vai nortear as mães sobre que tipo de alimento seguro possa ser oferecido ao bebê - conclui Maíra.

Também autor e extensionista da Fiperj, André Luiz Medeiros diz que a publicação é adequada para a inserção do pescado nas primeiras fases de vida do neném.

- Quando recebi o convite da Maíra, topei participar do projeto, buscando contribuir com dados relevantes sobre a qualidade do pescado, para que este seja consumido pelas crianças - argumenta André Luiz.

O guia está disponível para download gratuito no link: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/arquivo/download/245

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741