Quinta-feira 18 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Dia Nacional da Aquicultura
Autor: ASCOM FIPERJ
23/03/2021 - 10:16
Data lembra da importância da atividade.

Foi celebrado no ultimo sábado (20/03) o Dia Nacional da Aquicultura, prática de reprodução e cultivo de organismos aquáticos.

Esta data tem origem na cessão dos primeiros títulos de uso de águas da União para criação e produção de pescado, conforme lei Nº 12.531, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011. A data comemorativa é um reconhecimento a pessoas, empresas, entidades, e instituições que se dedicam ao cultivo de peixes, moluscos e crustáceos destinados à alimentação.

A atividade está presente no Estado do Rio de Janeiro, gerando desenvolvimento econômico e alimentos de qualidade. O estado conta com produção da aquicultura continental e a maricultura. Destes se encontram a piscicultura de corte (destaque para a tilápia e a truta), a piscicultura ornamental, a ranicultura (com destaque para a rã touro), e a malacocultura (cultivo de mexilhões, ostras e vieiras).

A FIPERJ atua no atendimento dos aquicultores através de assistência técnica especializada, trabalhando diretamente com os produtores, ao mesmo tempo desenvolve pesquisas na área aquícola, visando a produção do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico.

Em matéria de infraestrutura contamos com três unidades específicas que tratam do assunto: o Centro de Treinamento em Aquicultura, localizado no município de Rio das Flores, a Unidade Didática de Piscicultura, Pesquisa e Produção, no município de Cordeiro, e a Estação Experimental De Aquicultura Almirante Paulo Moreira, no Rio de Janeiro. Todas passando por processo de renovação, visando prestar melhor serviço à população fluminense, incentivando ainda mais o setor produtivo aquícola.

A FIPERJ deseja a todos os aquicultores muita fartura na produção.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741