Terça-feira 05 de Julho de 2022

Notícias / Detalhe
FIPERJ E RESEX DE ITAIPU PROMOVEM AÇÕES SOBRE SAÚDE COM PESCADORES
Autor: ASCOM FIPERJ
21/01/2022 - 14:22
iniciativa prevê encontros mensais com especialistas

A FIPERJ iniciou ações para a promoção da saúde dos pescadores artesanais, com base num calendário disponível no sítio eletrônico do Ministério da Saúde, que divulgou, neste mês, a campanha Janeiro Branco,

voltada à saúde mental.

Representando a FIPERJ no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Itaipu, parceira da Fundação, o extensionista Henrique Rhamnusia de Lima convidou o psicólogo Alan Teixeira Lima, do Serviço de Psicologia Aplicada da Clínica Escola da UFF, para uma oficina participativa com os pescadores locais.

Na ocasião, o psicólogo fez uma explanação a respeito do histórico e perspectiva do Janeiro Branco e realizou uma dinâmica com os presentes, que, segundo o especialista, demonstraram boa adesão à proposta, compartilharam casos pessoais e ligados à atividade da pesca, os quais vivenciaram experiências que, em alguns casos, necessitaram de apoio profissional especializado.

Além de ouvir os depoimentos e dialogar com a categoria, Alan disponibilizou para os pescadores vídeos informativos sobre os temas apordados no encontro, que poderão ser compartilhados via WhatsApp com todo o grupo, além de outros da comunidade pesqueira de outras localidades. Na oportunidade, também foi ressaltada a importância de se manter a saúde física e mental, com propostas de resgatar atividades culturais e tradicionais da comunidade, como a prática do futebol e o evento da marejada.

Henrique explicou como serão as atividades ao longo do ano:

"Nossa intenção é sensibilizar e conscientizar sobre os aspectos de saúde, e contribuir para que, cada vez mais, os profissionais da pesca, e também da aquicultura, tenham acesso a profissionais e informações que possam levá-los a avançar nessa questão. Para isso, vamos aproveitar as Datas da Saúde e promover, mensalmente, atividades em parceira com entidades, de acordo com o tema relativo a cada mês", explica Henrique.

Na oportunidade, também foi ressaltado o último domingo do mês, que representa o Janeiro Roxo, que trata do Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem elogiou a iniciativa:

“Zelar pela saúde dos nossos pescadores e aquicultores é fundamental para que possamos desenvolver a atividade aquícola em nosso Estado. Esse projeto é muito bem-vindo, e espero podermos estendê-lo às demais comunidades", afirmou Ganem.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741