Sexta-feira 19 de Abril de 2024

FIPERJ MINISTRA CURSO DE INTRODUÇÃO À AQUICULTURA PARA ASSENTADOS EM NOVA IGUAÇU
Autor: ASCOM FIPERJ
25/01/2022 - 14:29
Aulas terão quatro dias de duração, com noções básicas de produção e licenciamento ambiental

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), por meio do Escritório Regional Metropolitano II, iniciou, na segunda-feira (24/01), um curso de Introdução à Aquicultura para produtores do Assentamento Campo Alegre, localizado naquele Município.

Com quatro dias de atividades, a iniciativa do curso em Nova Iguaçu surgiu a partir da percepção de técnicos da referida unidade descentralizada da FIPERJ ao identificarem assentados que já praticavam a criação de tilápias, mas tinham dificuldades técnicas relacionadas à produção e a questões ambientais. Além da tilapicultura, as aulas irão abordar aspectos gerais de aquicultura, ranicultura, carcinocultura de água doce, lambaricultura e licenciamento ambiental.

O curso termina no dia 7 de fevereiro, com três aulas teóricas e um dia de prática. Um dos responsáveis pelas atividades, o Extensionista da FIPERJ Pedro Esteves ressalta a importância da aquicultura como alternativa para a geração de renda no campo, em especial, no Estado do Rio de Janeiro.

“Temos um grande potencial a ser explorado em relação à aquicultura. É importante que o trabalho seja feito com todo o cuidado, respeitando o meio ambiente e seguindo as normas de segurança, garantindo uma produção constante, rentável e duradoura”, afirma Pedro.

As aulas e o cronograma do curso foram elaborados de acordo com as características da região, considerando também a cultura dos produtores. Dessa forma, é possível solucionar problemas específicos daquela comunidade, também levando em conta os conhecimentos adquiridos previamente pelo grupo.

“É importante respeitarmos as características das comunidades, para que o trabalho de capacitação alcance os resultados pretendidos. Para isso, orientamos nossos técnicos para que estejam sempre atentos às particularidades de cada região, de forma que possamos personalizar o máximo possível a capacitação”, afirma o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.

Sobre a Fiperj

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminense, gerando e difundindo informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor.