Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
FIPERJ INICIA REVITALIZAÇÃO DE ESTAÇÃO EM GUARATIBA
Autor: ASCOM FIPERJ
03/02/2022 - 18:20
Equipe técnica realizou vistoria para promover a regularização fundiária, predial e ambiental da unidade

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) iniciou, na quinta-feira (27/01), uma série de ações que visam revitalizar, reestruturar e reoperacionalizar integralmente a Estação Experimental de Aquicultra Estuarina Almirante Paulo Moreira, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

Servidores da FIPERJ com notoriedade na área de regularidade fundiária e ambiental, o Biólogo Marinho Fernando Lardosa e o Geógrafo Guilherme Moreira estiveram, juntamente com equipes da Diretoria de Pesquisa e Produção, por meio do Coordenador de Aquicultura e Pesca Interior, Rodrigo Takata, além de técnicos lotados na Estação, em vistoria na unidade visando identificar as desconformidades territoriais e ambientais para que o local tenha condições de retomar integralmente suas atividades, que encontram-se minimizadas em relação ao seu potencial operacional.

Para facilitar e agilizar o processo de regularização, a FIPERJ decidiu diminuir a área útil a ser utilizada pela unidade. Na vistoria, foram verificadas a viabilidade locacional e as pretensões operacionais e aquícolas da Estação. Os trabalhos incluem, ainda, a devida regularização fundiária junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Diego Braga, que responde pelo setor de Materiais e Patrimônios da FIPERJ, também acompanhou a vistoria.

Outro aspecto da revitalização da unidade de Guaratiba diz respeito à qualificação e quantificação de materiais inoperantes e inservíveis, para que sofram a devida baixa patrimonial e sejam convertidos, a título de doação - observando as medidas cabíveis preconizadas - ao RioSolidário, auxiliando o Governo do Estado em ações de promoção social junto às comunidades e populações vulneráveis e menos favorecidas.

O objetivo final do trabalho iniciado na unidade em Guaratiba é o de revitalizar as atividades de ranicultura e algicultura, que se mantêm em operação, e reimplantar a aquicultura e a cacinicultura, além de introduzir uma unidade piloto do sistema RAS (Recirculation Aquaculture System, na sigla em inglês), que permite a reutilização da água usada na criação de peixes e outros organismos aquáticos.

“Quando chegamos à FIPERJ, encontramos a Estação de Guaratiba com muitas dificuldades operacionais e logísticas. Estamos iniciando um processo gradativo de sua recuperação integral, para que a unidade sirva à população de forma adequada e dentro das normas ambientais”, afirma o presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741