Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
FIPERJ SE REÚNE COM EMPRESA RESPONSÁVEL POR PROJETO DE USINA TERMOELÉTRICA NA BAÍA DE SEPETIBA
Autor: ASCOM FIPERJ
12/05/2022 - 14:42
Fundação vai analisar informações e opinar sobre possíveis danos ambientais e medidas de mitigação a serem adotadas

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) reuniu-se, nessa quarta-feira (10/05), com a empresa Karpowership, responsável pelo projeto de implementação de uma usina termoelétrica na Baía de Sepetiba. O objetivo da reunião foi pautado na apresentação do corpo técnico da empresa à esquipe técnica da FIPERJ. 

Caberá à FIPERJ, em caráter técnico-consultivo, opinar sobre o empreendimento de forma proativa e consensual e, em observância aos diplomas legais, oferecer orientações tanto ao órgão licenciador, quanto ao empreendedor, sobre mitigações, remediações, compensações e reparações de danos que possam vir a ocorrer ao longo da operação, no que diz respeito à pesca artesanal e aos coletores de moluscos e crustáceos que ocorrem na área do empreendimento.

O Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, participou da reunião acompanhado pelo Diretor de Pesquisa e Produção, Filipi Soares; o Coordenador de Extensão, Bruno Plastina, o Coordenador Luiz Salgado, o Biólogo Marinho Fernando Lardosa e os  Extensionistas Oswaldo Maciel Junior e Genaro Cordeiro. Também se fez presente o Presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (Feperj), o Luiz Cláudio Furtado.

“Devido à importância da FIPERJ no fomento à pesca e aquicultura no Estado do Rio e à excelência de seu quadro técnico, fomos provocados a opinar sobre o projeto, no sentido de orientar, tanto o Inea, que é o órgão licenciador, quanto a empresa empreendedora, no sentido de avaliar possíveis danos ao meio ambiente e às comunidades locais que vivem das atividades pesqueiras. De posse de todas as informações, iremos cumprir nosso papel, de forma a contribuir para que todo o processo se dê da melhor maneira, respeitando todos os diplomas legais”, disse Ricardo Ganem.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741