Quinta-feira 25 de Abril de 2024

FIPERJ VISTORIA LOCAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE FAZENDAS MARINHAS EM BÚZIOS
Autor: ASCOM FIPERJ
16/05/2022 - 21:18
Comunidades pesqueiras veem a aquicultura como alternativa para fortalecer a economia local

Com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, João Carrilho, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) esteve no Município de Armação dos Búzios no sábado (14/05), para verificar as condições de implementação de fazendas marinhas capazes de iniciar as atividades de aquicultura naquela cidade.

A chegada da aquicultura marinha em Búzios é uma demanda da Colônia de Pescadores Z-23, e considerada uma alternativa à pesca artesanal, que iria fortalecer a economia local e as comunidades pesqueiras do Município.

A intenção é a de que sejam implementados dois sistemas distintos, sendo um de produção de moluscos bivalves, e o outro, de peixes, cujas espécies ainda serão elencadas, podendo abranger o bijupirá, a garoupa ou o linguado.

A área na qual poderá ser implementado os sistemas de tanques-rede foi vistoriada pela FIPERJ em conjunto com representantes da Prefeitura e da comunidade pesqueira de Búzios. A realização do empreendimento será feita com recursos financeiros da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Ao lado do Secretário João Carrilho, o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, participou da vistoria acompanhado do Diretor de Pesca e Produção, Filipe Soares; do geógrafo Guilherme Moreira, que integra o Núcleo de Regularidade Ambiental de Pesca e Aquicultura (Nurapa), do Coordenador de Aquicultura e Pesca Interior, Felipe Landuci, e da Assessora de Convênios e Projetos, Lucineia Martins.

“As particularidades bióticas e abióticas da Região das Baixadas Litorâneas proporcionam ótimas condições para a atividade proposta. Com isso, as ações visam não só dar o devido valor ao pescador artesanal, como impulsionar atividades alternativas, visando o implemento da cadeia produtiva e viabilizando alternativas para que o pescador possa, verdadeiramente, e de forma perene, subsistir do mar”, disse o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.

Também acompanharam as ações o Presidente da Colônia Z-23, Dominique de Souza, junto de encarregados do setor Financeiro, Paulo Veras; da auxiliar de secretaria Cláudia Marques; do setor Jurídico, Martha Carvalho, e do Subcoordenador de Pesca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Luiz Paulo de Almeida.