Sexta-feira 29 de Março de 2024

FAZENDA LEGAL: SEGUNDA EDIÇÃO DO PROGRAMA CHEGA EM QUISSAMÃ
Autor: ASCOM FIPERJ
21/05/2022 - 07:27
Evento conta com várias ações exclusivas direcionadas ao produtor rural

A segunda edição deste ano do Fazenda Legal aconte em Quissamã, no Norte Fluminense, nessa sexta e sábado (20 e 21/05). O projeto itinerante do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) leva aos municípios contemplados a agricultura do futuro, facilitando a conexão do produtor com a tecnologia e empreendedorismo que são úteis para o desenvolvimento de suas atividades. Tem o intuito de impulsionar o agronegócio fluminense.

“A primeira edição do Fazenda Legal foi um sucesso e, desta vez, chegamos em Quissamã oferecendo vários serviços gratuitos para o produtor rural que passar pelo local do evento. São dois dias de muito conhecimento, que irá proporcionar ao agricultor local e de municípios vizinhos contato com tecnologia e informação que atenderá as necessidades do produtor” destacou Alex Grillo, Secretário de Agricultura.

O Programa Fazenda Legal 2022 é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Estado de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa, com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio).

O projeto conta com a participação de Instituições de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento e Crédito Agrícola em oito módulos informativos de assistência técnica em diversas áreas, além de palestras e debates.

“Quissamã é um grande polo de desenvolvimento da agropecuária no estado do Rio de Janeiro, portanto, levar o Fazenda Legal nesta segunda edição é um prazer e nossa obrigação. Estaremos oferecendo todos os nossos serviços da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas para o produtor poder melhorar a sua produção e propriedade juntamente com outros parceiros como a FAERJ e o SENAR, além de parceiros financeiros”, destacou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

O estande da FIPERJ no evento oferta diversos serviços, entre eles, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); informações, esclarecimentos, suporte técnico e apoio sobre a regularização de piscicultura e aquicultura continental e informações para acesso a projetos de crédito, investimento e custeio, entre outros. O extensionista Shaytner Campos Duarte proferirá a palestra “Piscicultura Ornamental - Alternativa de renda para pequenos pescadores e aquicultores”

A Emater-Rio marca presença com serviços de cidadania e palestras com informações técnicas sobre a cadeia agropecuária. Alguns dos temas abordados serão Segurança Alimentar e Mercado Institucional e Desafios da Pecuária de Leite.

“Estaremos com as emissões da carteira do produtor rural, da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros documentos, e facilitando acesso aos programas de crédito, como o 'Terra Brasil', do governo federal. Além disso, os técnicos extensionistas estão prontos para enquadrar o produtor que atenda aos requisitos para a isenção do ICMS na conta de energia e garantir o benefício”, informou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.

O Programa foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural, apontando o melhor caminho para manter o produtor em dia com as suas obrigações legais, atendendo nestes anos mais de 15 mil produtores do Estado do Rio de Janeiro.