Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
ESTAÇÃO DE AQUICULTURA DE GUARATIBA RECEBE LICENÇA AMBIENTAL UNIFICADA DO INEA
Autor: ASCOM FIPERJ
20/01/2023 - 13:18
Unidade da FIPERJ passa a operar em total conformidade com a Legislação

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) obteve a Licença Ambiental Unificada (http://www.fiperj.rj.gov.br/fiperj_imagens/arquivos/360) para reforma, reestruturação e reoperacionalização da Estação de Aquicultura Estuarina Almirante Paulo Moreira, em Guaratiba. Emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o documento representa a formalização do pleno funcionamento da unidade, que passa a operar em total conformidade com a Legislação.

A Estação é a primeira unidade de aquicultura marinha estuarina devidamente licenciada para todos os fins da cadeia produtiva aquícola do Estado do Rio de Janeiro, com atividades de ranicultura, algicultura, piscicultura marinha, carcinicultura e sistemas multitróficos.

“Com a unidade devidamente outorgada, a FIPERJ já pode, através de seu quadro técnico, implantar vários tipos de cultivo, visando qualificar aquicultores e difundir tecnologias em favor da viabilidade da atividade no Rio e até em outras regiões do país”, observa o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.

Recentemente, a FIPERJ apresentou as obras de reforma e revitalização da unidade, realizadas com o apoio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). Os investimentos, no valor de R$ 2 milhões, são custeados pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA). Esse foi o maior valor já investido em obras de reforma em toda a história da FIPERJ. A Estação também passa a abrigar o Escritório Regional Metropolitano V, que vai prestar assistência a aquicultores e pescadores locais.

“A emissão da Licença Ambiental Unificada vem coroar um processo inédito de revitalização, num trabalho desenvolvido com total apoio do Governo do Estado, por meio da SEAPPA. Quero agradecer à Diretoria de Licenciamento do Inea e ao Presidente Philipe Campello, que não mediram esforços para que chegássemos a este importante desfecho, e também ao presidente da Emop, André Braga, e toda a sua equipe da Diretoria de Manutenção”, afirma Ganem.

O Presidente da FIPERJ lembra que, desde a sua criação, a Estação de Guaratiba jamais havia passado por um processo de regularização ambiental, o que constitui um enorme diferencial de políticas públicas e governança da atual gestão da SEAPPA, através da FIPERJ, em prol da cadeia produtiva, e propiciando condições dignas de trabalho a todos os servidores.

Além de toda a estrutura do imóvel, as obras incluíram a revitalização total das instalações elétricas e hidráulicas e reformas do ranário, alojamento, escritório e laboratórios. Houve, ainda, a aquisição de uma viatura e de equipamentos, como computadores, impressoras e mobiliários. O setor de vigilância patrimonial também recebeu investimentos.

Coordenador de Aquicultura e Pesca Interior da FIPERJ, o pesquisador Felipe Landuci se emociona ao ver o resultado do trabalho de revitalização da Estação de Guaratiba.


“Costumo dizer que passei por dois grandes momentos na FIPERJ: o primeiro foi quando eu passei a compor os quadros da Fundação. O segundo é agora, ao ver o resultado de todo esse trabalho realizado na Estação de Guaratiba, que valoriza o servidor e, em última análise, beneficia a população”, afirma Landuci.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741