Quinta-feira 25 de Abril de 2024

FIPERJ FAZ VISITA TÉCNICA A COMUNIDADE INDÍGENA DE MARICÁ
Autor: ASCOM FIPERJ
24/01/2023 - 14:36
Fundação planeja cursos de capacitação em aquicultura visando reforçar a segurança alimentar da comunidade

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), por meio do Escritório Regional Metropolitano IV, reuniu-se com a cacica Jurema, líder da aldeia indígena Guarani Mata Verde Bonita, em São José de Imbassaí, em Maricá, numa visita técnica para tratar de ações de fomento à piscicultura entre os indígenas da região, visando garantir a segurança alimentar e nutricional das comunidades locais, de acordo com o que preconiza o Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (Cedind-RJ).

Na ocasião, a cacica Jurema colocou à disposição da FIPERJ a sala da escola da comunidade para que a Fundação possa realizar as capacitações. No encontro, a Fundacão foi representada pelo extensionista Henrique Rhamnusia de Lima, responsável pelo Escritório Regional Metropolitano IV.

De acordo com o extensionista, a proposta é dividir a capacitação em módulos temáticos.

“Poderão ser ministrados conteúdos referentes à aquicultura e à pesca, para oferecer de forma mais ampla possível as informações sobre as práticas culturais ou de interesse da aldeia”, afirma Henrique. “Outro aspecto é também disponibilizar temas pertinentes às boas práticas relativas à saúde, ao meio ambiente e às políticas públicas, para contemplarmos a maior amplitude de informações”.

Também há previsão de atividades de capacitação na Aldeia Guarani Mbya Céu Azul, que deve ser deslocada do bairro de Itaipuaçu para a uma fazenda pública municipal em outra localidade de Maricá. Um Plano de Trabalho será elaborado para estabelecer um cronograma quinzenal de acompanhamento nessas comunidades.

“A prática da aquicultura é uma excelente alternativa para reforçar a segurança alimentar das comunidades indígenas. A FIPERJ mantém contato com lideranças de diversas regiões do Estado e está à disposição para colaborar, a partir da expertise de seu corpo técnico”, afirma o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem. “É dever do Estado zelar por todos os povos tradicionais e originários e remediar os passivos sociais, ambientais e alimentares, garantindo qualidade de vida a todos os brasileiros, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade”.