Quinta-feira 18 de Abril de 2024

FIPERJ PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS EM ARRAIAL DO CABO
Autor: ASCOM FIPERJ
26/01/2023 - 14:44
Servidores municipais e inspetores da Polícia Federal que atuam na Resex Marinha local participaram das atividades

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) promoveu uma capacitação em Legislação Pesqueira para fiscais da Secretaria Municipal de Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo e inspetores da Polícia Federal que atuam em ações de fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista (Resex) Marinha daquele município.

A capacitação foi ministrada pela analista de recursos pesqueiros Beatriz Corrêa, com participação da extensionista Aline Thomasi - ambas servidoras da FIPERJ no Escritório Regional das Baixadas Litorâneas - em parceria com os analistas do ICMBio Luiz Augusto de Araujo e Luiz Fernando Brutto.

A atividade aconteceu no dia 27 de outubro na sede da Resex/ICMBio de Arraial do Cabo, das 9h às 17h, com apresença de 26 participantes. Os temas abordados seguiram o modelo da apresentação utilizada pela FIPERJ em ocasiões anteriores, com atualizações e adaptações para o contexto local.

Na ocasião, foram abordados temas como Histórico da Gestão Pesqueira e Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros, Modalidades de Pesca, Restrições de Captura, Resex Marinha de Arraial do Cabo e Lagoa de Araruama, entre outros.

Uma segunda capacitação, a ser ministrada pelo ICMBio, estava prevista para ocorrer no início de 2023, dando continuidade às atividades, incluindo os temas Sanções e Técnicas de Abordagem para a Fiscalização, com a presença de todos os participantes da primeira atividade.

“Promover a capacitação de profissionais ligados ao setor pesqueiro e aquícola faz parte das atribuições da FIPERJ, que conta com um quadro técnico de excelência, capaz de promover os mais diversos tipos de cursos, palestras e treinamentos. Ficamos felizes com o resultado do trabalho em Arraial do Cabo, especialmente em poder conribuir com a gestão e manejo dessa importante Unidade de Conservação. Estamos sempre à disposição dos Municípios e outros Entes Federativos para ministrar capacitações, visando a aquisição e aprimoramento dos conhecimentos sobre pesca e aquicultura”, afirma o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.