Segunda-feira 02 de Outubro de 2023
A semana começou produtiva com a reunião do novo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), José Carlos Gervazoni, com Paulo Tozato e Mauro Andreazzi, da área técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.
O debate foi sobre os desafios diante da carência de dados do setor aquícola e de outras atividades agropecuárias, a dificuldade de acesso às propriedades rurais, o tempo de tabulação dos dados, além da execução do Censo Aquícola Continental do Estado do Rio de Janeiro, feito pela Fundação. "Esta cooperação técnica auxiliará ambas instituições em pesquisas sobre as produções aquícola em todo o Estado. Atualmente, a ausência de dados referentes a produção é um grande entrave para o setor no qual carece de incentivo, porém, sem dados oficiais, fica difícil mensurar a realidade da cadeia produtiva", ressalta Gervazoni.
Também participaram da reunião, o diretor de Pesquisa e Produção da FIPERJ, Filipi Pereira Soares, o coordenador de Aquicultura Interior, Felipe Landuci, o coordenador de Pesca Marítima, Luiz Salgado, o coordenador de Extensão Bruno Plastina e o pesquisador Rodrigo Viegas.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.