Quinta-feira 28 de Março de 2024

Notícias / Detalhe
FUNDAÇÃO PARTICIPA DE REUNIÃO DO PROJETO ARÁ
Autor: ASCOM FIPERJ
18/04/2023 - 16:25
Dois técnicos da Fiperj debateram sustentabilidade em Paraty

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) participou de atividades do “Projeto Ará”, pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e pela Agenda de Saúde e Agroecologia ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (VPAAPS/Fiocruz), realizadas no início de maio, em Paraty, na Costa Verde Fluminense.

Nas atividades, a Fundação debateu interesses da localidade de Trindade, no município, que ainda contou com a presença de pescadoras e pescadores artesanais, quilombolas, indígenas e caiçaras membros do Fórum de Comunidades Tradicionais e suas instâncias, representantes da EMBRAPA, Coletivo de Mulheres da Trindade e autoridades de São Paulo, além de pescadores de duas colônias paulistas.

O objetivo foi de articular coletivos informais e instituições públicas de pesquisa, extensão e assistência técnica ligadas à pesca artesanal, com a intenção de construir uma rede sociotécnica de apoio à atividade pesqueira, para o aprimoramento do beneficiamento e processamento do pescado, a melhoria da renda das famílias e a valorização de produtos artesanais da sociobiodiversidade.

"Foi um encontro importante para troca de informações e identificação de barreiras, assim como, possíveis apoios para a pesca artesanal de Paraty", diz a pesquisadora da Fiperj Flávia Calixto, que participou do encontro, ao lado do analista de recursos pesqueiros Tiago Menezes.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741