Sábado 20 de Abril de 2024

Autor: ASCOM FIPERJ
22/05/2023 - 17:10
O primeiro pescador entrevistado em Itaipu tem 60 anos de experiência

Iniciamos a fase de campo do projeto “Perigos na pesca”, que reunirá dados a partir de entrevistas aos pescadores tradicionais. O intuito é identificar os possíveis perigos presentes no dia a dia da pesca, para a produção de materiais informativos sobre animais potencialmente perigosos, como agir no caso de acidente, a quem recorrer e formas de prevenir situações de risco.

Um dos entrevistados foi o Seu Cambuci, pescador da Resex Marinha de Itaipu, que vive da pesca artesanal há mais de 60 anos. As entrevistas foram realizadas na semana passada, por uma equipe do Escritório Regional Metropolitano IV, que contava com a analista de Recursos Pesqueiros Luciana Fuzetti do ERMIV e os estagiários Pedro Sant'Anna e Marianny Barreto. De acordo com Luciana, o material será produzido com base em entrevistas com pescadores de diferentes localidades.

Essa é uma das parcerias do Escritório Regional de Maricá com pescadores da RESEX Marinha de Itaipu, que fica na Região Oceânica de Niterói.

Outra parceria é o projeto Mar de Conhecimento, onde representantes da Fiperj, pescadores e ONGs locais realizam um evento na praia para promover educação ambiental de crianças e adultos sobre as espécies marinhas e importantes recursos pesqueiros da região. Na atividade, que acontece há quatro anos na última sexta-feira de cada mês, Luciana Fuzetti se veste de sereia e aborda questões importantes na preservação das espécies para o público de escolas da região, crianças especiais e visitantes em geral. A culminância do projeto se dá com a soltura dos animais do tanque novamente ao mar pelas crianças. A próxima edição será sexta-feira, dia 26 de maio, de 11 às 17h na faixa de areia.