Sexta-feira 29 de Março de 2024

Pesca e aquicultura do Rio ganham nova frota
Autor: Carolina Bittencourt
01/02/2013 - 10:55
Secretário Felipe Peixoto fez a entrega dos veículos em solenidade com a presença do ministro Marcelo Crivella

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, entregaram nove veículos que atuarão no apoio à pesca e à aquicultura fluminense, nesta quinta-feira (31), durante solenidade no 4º Comando de Policiamento de Área em Niterói. O ministro de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, prestigiou o evento.

Os seis carros e três caminhões foram adquiridos pelo valor de R$730 mil através de um contrato de repasse do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) à Fiperj. O Ministério investiu R$ 584 mil, enquanto a Fundação entrou com a contrapartida de R$ 146 mil.

O investimento está ligado ao programa “Territórios da Cidadania” desenvolvido pelo MDA e voltado para áreas dos estados que possuem cadeias produtivas em comum. Os veículos serão usados para ampliar a assistência técnica a três mil pescadores artesanais das Regiões Norte, Noroeste, Serrana e da Baía de Ilha Grande.

- Não adianta ter projetos ou a melhor tecnologia se não tivermos condições de apoiar o pescador na ponta. Com os novos veículos, vamos aumentar a assistência no interior – afirmou o secretário Felipe Peixoto.

O secretário aproveitou para lembrar os projetos da secretaria para a pesca fluminense e entregou o projeto da Cidade da Pesca para o ministro Marcelo Crivella.

- A Secretaria está trabalhando para aperfeiçoar a estatística pesqueira e trazer de volta as indústrias de processamento de pescado com o projeto da Cidade da Pesca em São Gonçalo. Ela ficará próxima ao Terminal Público Pesqueiro que pretendemos construir na Ilha de Itaoca. Conto com o apoio do Ministério da Pesca para os projetos. Não tenho dúvidas que o ministro Crivella será sensível às necessidades do setor no Estado. O Rio de Janeiro voltará a ser o primeiro em produção de pescado no Brasil – estima Peixoto.

O secretário aproveitou a visita do ministro para apresentar as novas instalações da Secretaria de Estado e da Fiperj, localizadas no prédio da Rodoviária de Niterói. Crivella ofereceu ao Governo do Estado uma parceria a fim de estimular os agricultores fluminenses a praticarem também o cultivo de peixes em cativeiro.

- Nós precisamos incluir na agricultura familiar o peixe. Enquanto em um hectare na criação de gado produz-se uma tonelada de carne, em um tanque aquícola de mesma dimensão teremos 100 toneladas de peixe. O resultado é menos nocivo ao ambiente e mais saudável para as nossas famílias – garante o ministro.

O presidente da Fiperj, Marco Botelho, destacou o ganho em infraestrutura nos últimos dois anos da Fundação e a importância do atendimento aos pescadores artesanais e aquicultores familiares.

- Hoje temos uma nova sede, escritórios regionais e novos funcionários públicos concursados. É fundamental, agora, consolidar o relacionamento com o produtor, repassando os conceitos de pesca sustentável e a proteção ao meio ambiente – explicou Marco Botelho.

Foto: Luiz Barros