Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Autor: Natália Lima
05/02/2013 - 13:46
Associação de Moradores recebe doação de 2000 alevinos de tilápia

No último dia 28/01, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou de uma ação do Escritório da Região Serrana, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - Fiperj, em São Sebastião do Alto.

A doação de 2000 alevinos de tilápias para a Associação dos Moradores da Nascente do Córrego dos Índios, através do produtor rural, Sr. Flavio Castro Daflon foi resultado de uma parceria iniciada em 2011, após a conclusão do Curso de Capacitação em Piscicultura Continental, ministrado pela Fiperj.

O secretário demonstrou satisfação em estar participando do resultado do trabalho desenvolvido pela equipe da Fiperj na região. Além da doação, a Fiperj ainda presta serviços de assistência técnica e extensão a produtores rurais, com ênfase na qualidade de água e manejo em produção das tilápias.

- Estou feliz por acompanhar a doação dos alevinos para a Associação. Esses pequenos produtores rurais poderão estar comercializando os frutos dessa produção, daqui uns seis meses. É muito gratificante conferir o resultado de um trabalho sério, concluiu Felipe Peixoto.

Na ocasião também foram realizadas visitas aos produtores pertencentes a essa associação, para levantamento do potencial para implantação de um projeto piloto de produção de peixes – sistema em tanque rede, o qual está se difundindo no interior, e vem sendo utilizado com frequência em açudes ou áreas alagadas.

Está prevista para o primeiro semestre de 2013 a realização de novos cursos de capacitação em piscicultura continental com enfoque em seleção de áreas, qualidade da água e manejo aplicado à produção de tilápias.

Estavam presentes na ocasião além de outros associados, o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sr. Firmo da Daflon; o chefe da unidade de produção da Fiperj, Sr. Gilson Afonso de Menezes e extensionistas lotados no escritório da Região Serrana.