Sábado 20 de Abril de 2024

Secretário vai a cidades do Leste Fluminense tratar do Plano Diretor Regional
Autor: Carolina Bittencourt
13/05/2011 - 10:34
Documento vai conter diretrizes de ocupação da área que já sofre o impacto do Comperj

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, esteve nesta quarta, (11/05) nos municípios de Magé e Guapimirim para reunir as primeiras informações que farão parte do Plano Diretor para a Região Leste Metropolitana. O documento vai conter diretrizes de ocupação da área que já sofre o impacto da implantação do Comperj.

Foi solicitado às cidades visitadas os respectivos Planos Diretores Municipais e as demandas de infraestrutura para serem avaliados. Nos próximos dias, Felipe Peixoto irá aos outros municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) para continuar o levantamento. O objetivo é entender a realidade de cada localidade para formular propostas de configuração regional.

"Vamos cruzar essas informações com os projetos estaduais e federais previstos para a região e, então, elaborar um plano de desenvolvimento harmônico onde a ocupação do território ocorra com responsabilidade e que atenda às expectativas da população local", explica o secretário.

Na visita, o secretário reafirmou o compromisso de apoiar os municípios na criação de novos projetos e anunciou que vai organizar reuniões temáticas para que os integrantes do Conleste discutam seus problemas.

Felipe Peixoto visita APA de Guapimirim

Além das reuniões nas prefeituras, o secretário de Desenvolvimento Regional também visitou a APA de Guapimirim para entender de que forma a área será impactada com o desenvolvimento das cidades onde está inserida.

A Área de Preservação Ambiental de Guapimirim está entre os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Guapimirim e Magé e contém o único ecossistema protegido da Baía de Guanabara.

Felipe Peixoto conversou com os técnicos da Estação Ecológica da Guanabara, que funciona dentro da APA, e conheceu o trabalho. O secretário ofereceu à Estação o apoio técnico da Fiperj para realização de estudos das espécies de peixes existentes na APA.