Quinta-feira 28 de Março de 2024

Notícias / Detalhe
Secretário Felipe Peixoto prestigia abertura do Congresso Mundial de Aquicultura
Autor: Matheus Dames
07/06/2011 - 14:50
Técnicos da Fiperj fazem intercâmbio de conhecimento

Teve início nesta segunda-feira, (06/06), o WAS’11, maior evento da Aquicultura Mundial. Depois de sete anos, volta a ser realizado no Brasil - a última edição no país foi em Salvador - incluindo simultaneamente a FENACAM'11, o maior encontro da Aquicultura Brasileira, na sua oitava versão, no Centro de Convenções da cidade de Natal (RN). O evento conta com quase quatro mil inscritos de mais de 40 países e se encerra na próxima sexta-feira (10/06).

A cerimônia de abertura teve a participação da governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalva Ciarlini, do vice-governador, Robinson Faria, da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e do presidente da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Itamar Rocha. Estavam presentes também o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional do Rio de Janeiro, deputado Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Marco Botelho, além de senadores e deputados.

Para a ministra Ideli Salvatti, o crescimento de atividades relacionadas à pesca e aquicultura no Brasil deve continuar sendo incentivado como forma de incrementar a economia e a alimentação do brasileiro.

"Com o aumento da produção de pescado podemos oferecer aos brasileiros acesso a uma proteína muito saudável que é o peixe. Temos no nosso país quatro mil km² de lâmina marítima e 13% da água doce do planeta, é quase uma equivalência do que temos em área para a agricultura, isso é uma mostra do que somos capazes de produzir", disse Ideli Salvatti.

Na tarde desta segunda-feira foi realizada a solenidade de posse do primeiro brasileiro como presidente da WAS (World Aquaculture Society), o pesquisador da Fiperj Ricardo Martino, que assumiu o cargo até então ocupado por Jay Parsons. Técnicos da Fundação foram convidados a realizar intercâmbio científico sobre nutrição de bijupirá pelo Dr. Michael Schwarz, da Virginia Tech, e também participaram de uma visita à Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Rio de Janeiro a presença de alguns dos maiores especialistas, empresários e dirigentes relacionados à aquicultura mundial é de grande valia para os técnicos da Fiperj que estão participando do evento.

“Nossos pesquisadores levarão muito conhecimento para a Fundação e quem ganhará com este intercâmbio serão nossos pescadores e, em consequência, toda a população fluminense”, afirmou Felipe Peixoto.

Produção de pescado orgânico é regulamentada


Durante o evento, a ministra Ideli Salvatti assinou uma instrução normativa interministerial. A nova regulamentação, que será assinada também pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, irá estabelecer normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção Aquícola a serem seguidos por pessoas físicas e jurídicas.

“A Lei para Orgânicos no Brasil, que entrou em vigor no início deste ano, era válida para diversas espécies animais e vegetais, mas não contemplava o setor de pescado”, explica a ministra Ideli Salvatti.

Segundo ela, muitos produtores já produzem pescado orgânico, mas não têm, até o momento, como atestar a qualidade dos produtos pela falta da regulamentação. Sem a certificação, a produção deixa de ter o valor que merece no mercado interno e não pode ser exportada. A nova regulamentação supre esta lacuna.

De acordo com as normas técnicas para os Sistemas Orgânicos de Produção Aquícola, as unidades produtoras deverão possuir registros dos procedimentos de todas as operações envolvidas na produção e dispor de um Plano de Manejo Orgânico atualizado. Os sistemas também devem ser planejados de forma que sejam produtivos e respeitem a necessidade e o bem-estar dos organismos aquáticos. A alimentação dos animais será totalmente de origem orgânica.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741