Quinta-feira 28 de Março de 2024

Estado do Rio é pioneiro em ração experimental para bijupirá
Autor: Jeline Rocha e Pamela Araujo
15/04/2014 - 09:03
Elaborado pela Fiperj, produto será testado em Angra dos Reis

Primeira do estado do Rio a produzir bijupirá em tanques-rede, Angra dos Reis está sediando um projeto-piloto com uso de ração para peixe diferenciada, especialmente rica em proteínas e ácidos graxos (ômegas 3 e 6). À base de farinha de alta qualidade doada pelo internacional ASML Group, da Mauritânia (República Islâmica no Noroeste da África), o alimento foi elaborado por pesquisadores da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e acaba de ser entregue à Prefeitura de Angra para ser testado na Baía de Ilha Grande.

O projeto inédito foi oficializado na última sexta-feira, dia 11, quando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap, que tem a Fiperj em sua estrutura) repassou à Secretaria de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis os 280 quilos do novo alimento para bijupirá. O produto será usado experimentalmente na Fazenda d'Água, no bairro de Vila Velha, que deve receber a ração ainda este mês. Com a pesquisa, a Fiperj espera desenvolver um modelo de criação da espécie que tem crescimento rápido, engordando de 3 a 4 quilos em um ano.

Segundo o secretário de Pesca e Aquicultura de Angra dos Reis, Júlio Magno, o projeto inovador pode contribuir para que o município ganhe destaque no cenário nacional da maricultura.

- Angra foi uma das primeiras cidades do Brasil a investir na produção de bijupirá em tanques-rede, com a disposição geográfica da Baía de Ilha Grande apresentando diversas áreas abrigadas com profundidades adequadas à atividade. Sediar essa pesquisa representará muito para a cidade, pois a ração corresponde a 70% do custo total da produção, sendo um gasto bastante elevado para os maricultores. E mais: a pesquisa vai tornar Angra referência na criação da espécie em cativeiro, trazendo reconhecimento para a região da Costa Verde e até para o Brasil.

A idealização da ração aconteceu por meio de uma pesquisa da Fiperj, que fez contato com a ASML Group, empresa da Mauritânia produtora da farinha que, por sua vez, viu na proposta do Estado uma oportunidade de expandir sua produção. O grupo doou 150 quilos da farinha de peixe entregue à empresa Central Norte Rações, em Bom Jardim, que entrou com os outros ingredientes para a produção da ração. Felipe Landuci, pesquisador da Fiperj, explica que a farinha é especialmente rica em proteína, pois é feita com o peixe inteiro.

- A produção do Brasil é voltada para enlatados, e a matéria-prima para a farinha acaba sendo os rejeitos do pescado, o que resulta em uma ração não satisfatória para o crescimento do bijupirá - ressaltou Landuci.

A entrega da ração foi feita pelo novo secretário de estado José Bonifácio Novellino, que presidiu a Fiperj de fevereiro de 2013 até o último dia 7, quando assumiu a Sedrap em substituição ao secretário Felipe Peixoto, que seguiu com seu mandato de deputado na Alerj.

- Por se tratar de objeto de pesquisa, a ração será usada por um único produtor. Acompanharemos o crescimento de cerca de 200 animais consumindo a ração por três meses. Com base nos resultados, analisaremos a viabilidade de adotarmos a ração em outras produções do estado - disse o secretário de estado José Bonifácio.

O crescimento da espécie com o uso da nova ração será acompanhado também pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Angra, com a Fundação conferindo fatores como ganho de peso, crescimento específico e análise centesimal da carcaça. A Fiperj fará ainda um estudo de viabilidade econômica, envolvendo custo operacional, receita bruta, fluxo de caixa e possíveis cenários, procedimento que visa equalizar e aliar o econômico com a qualidade do produto. Participaram ainda do evento os diretores da Fiperj Augusto Pereira (de Pesquisa e Produção) e Valmir Rodrigues (de Administração e Finanças), e o vice-prefeito de Angra, Leandro Silva.

FOTO: Ascom da Prefeitura de Angra dos Reis