Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Semana Santa: Sedrap investe em conscientização de compra e consumo do pescado
Autor: Jeline Rocha e Pamela Araujo
15/04/2014 - 11:30
"De Olho no Peixe" chega à 3ª edição com ações educativas em mercados de Niterói, Rio, Costa Verde e Baixadas Litorâneas

Com o aumento do consumo de pescado registrado todos os anos neste período de Semana Santa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) lançou há três anos um programa especial de conscientização. É o “De Olho no Peixe”, projeto educativo que orienta sobre o que deve ser observado na hora da compra do pescado, trazendo ainda informações dos benefícios deste alimento, assim incentivando o seu consumo. As ações começam às 6h desta quarta-feira, dia 16, no Mercado São Pedro, em Niterói (onde haverá atividades lúdicas), e prosseguem até a Sexta-feira da Paixão, dia 18, contemplando das 8h às 13h os mercados de Copacabana, Barra da Tijuca, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Angra do Reis.

Segundo a bióloga Maria de Fátima Valentim, coordenadora da Extensão da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, órgão vinculado à Secretaria), técnicos atuarão junto à população entregando folders com informações e até receitas em que o principal ingrediente é o pescado mais capturado ou consumido na região contemplada com o projeto. “Em Niterói, por exemplo, a vedete é a sardinha-verdadeira, mesma espécie de Cabo Frio, com os folders desses dois municípios trazendo como dica o prato Sardinhas ao vapor. Já em Búzios, o protagonista da receita é o xerelete. Em Copacabana é o dourado; na Barra é o linguado; em Angra é a sardinha e também o dourado; e em São Pedro, a tainha”, antecipa Fátima Valentim.

Pesquisadora de Tecnologia de Pescado da Fundação, a médica-veterinária Flávia Calixto lembra que as receitas foram selecionadas com cuidado especial. “Nenhuma tem fritura”, diz Flávia.

Ação diferenciada - Por ser o maior ponto de venda de pescado do estado, o Mercado São Pedro terá ação diferenciada. Banners e adesivos serão usados no reforço das informações básicas sobre as principais espécies ali comercializadas. E mais: repetindo o que foi sucesso ano passado, na quinta e sexta-feira animadores receberão o público na entrada do mercado, interagindo com recreação infantil e outras atividades lúdicas para todas as idades.

- O projeto visa incentivar o consumo do pescado, destacando seus benefícios sem abrir mão da qualidade, de forma que o consumidor fique atento na hora da compra. O “De Olho o Peixe” é um dos programas da secretaria que contribuem efetivamente para o desenvolvimento sustentável da pesca fluminense, tanto nos aspectos socioeconômicos quanto ambientais - afirma o secretário de estado José Bonifácio, que acaba de assumir a Sedrap.

Comercialização - O diretor da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado São Pedro, Atílio Guglielmo, informa que a comercialização de pescado praticamente triplica nessa época do ano, passando de 50 para 150 toneladas. Os pescados mais procurados são corvina, anchova, namorado, dourado, camarão, salmão, sardinha, lula e polvo.

- Durante uma semana comum, recebemos de 5 a 7 mil pessoas. Somente na Semana Santa, o público varia de 15 mil a 20 mil consumidores - diz o comerciante.

Estatística da pesca - Em 2012, o Rio de Janeiro produziu cerca de 90 mil toneladas de pescado marinho, movimentando R$ 216 milhões para a economia fluminense. Os dados são do Programa de Monitoramento Pesqueiro da Fiperj, que aponta a cidade de Niterói como o principal ponto de desembarque do estado (com 35% da produção total); seguida por Angra dos Reis, com 33%; e Cabo Frio, com 19%.

Dados da OMS sobre o consumo - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo anual de 12 kg/habitante. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o consumo no Brasil (9 kg/habitante/ano) tem crescido, mas ainda é muito pequeno em relação ao de carnes como a bovina, a suína e a de frango. A Região Metropolitana do Rio tem um quadro diferenciado: o consumo chega a 18,5 kg/habitante/ano, próximo dos países desenvolvidos, que é de 20 kg/habitante/ano.

Pontos da ação “De Olho no Peixe”

Região Metropolitana:
Niterói - Mercado São Pedro (Avenida Visconde do Rio Branco, 55, Ponta d’Areia).
Barra da Tijuca - Mercado Produtor da Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna, 1.791).
Copacabana - Posto 6 (Avenida Atlântica, próximo à sede da Colônia de Pesca Z-13.

Região Costa Verde:
Angra dos Reis - Mercado do Peixe (Praça Zumbi dos Palmares, antiga Praça Duque de Caxias, no Centro.

Região das Baixadas Litorânea:
São Pedro da Aldeia - Mercado Público (Rua Teixeira Brandão, no Trevo de São Pedro).
Cabo Frio - Mercado Municipal do Peixe (Avenida Wilson Mendes, 1, Jacaré).
Armação dos Búzios - Mercado de Peixes (Manguinhos, ao lado Polo Gastronômico).