Sexta-feira 29 de Março de 2024

Fiperj amplia assistência a produtores rurais da Região Serrana
Autor: Jeline Rocha
04/07/2014 - 18:43
Em Friburgo, ações como novas técnicas de manejo e caminhões para escoamento podem contribuir para dobrar produção de truta em um ano

Como forma de reforçar a atuação na Região Serrana, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) tem adotado uma série de medidas junto aos produtores. Um exemplo são as ações voltadas para a produção de trutas em Nova Friburgo, que visam o suporte aos criadores com frentes que ajudem a suprir a demanda gerada no município que é hoje o maior produtor da espécie em todo o estado. Além de cursos, palestras, orientações e assistência em geral, há novidades como técnicas de manejo, um caminhão para o transporte de peixe vivo (incluindo alevinos, os filhotes de peixe) e um outro frigorífico para o escoamento de peixe abatido, ambos com capacidade de até 1 tonelada.

Todas essas ações buscam atender as dez truticulturas cadastradas no município que atualmente tem uma produção mensal de 3 toneladas e trabalha para dobrar este número em um ano. Segundo o biólogo Marcelo Britto (da equipe do escritório regional da Fiperj na Região Serrana, com sede em Friburgo e servindo a outros seis municípios), a cidade tem todas as condições para aumentar a produção.

- Por ser um peixe característico de água limpa e fria, a truta vem se adaptando muito bem às condições climáticas de Friburgo. A produção pode ser dobrada porque as truticulturas daqui operam abaixo da capacidade máxima, mas a maioria com alto potencial para o cultivo. A expectativa para 2015 é de que o município dobre sua produção mensal - adianta Marcelo Britto, que atua na Fiperj como extensionista, profissional que leva assistência à ponta, em contato direto com o produtor.

Atuação na Região Serrana - Até o início do ano, a Fiperj contava apenas com a unidade de Cordeiro para dar assistência aos produtores de toda a Região Serrana que, em fevereiro, ganhou o escritório em Friburgo para atender também aos municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. As demais cidades serranas continuam sendo assistidas por Cordeiro, que agora abriga uma unidade específica para a produção de peixes.

No estado - A ampliação da Fiperj não foi só na Região Serrana. Vinculada em 2011 à então recém-criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Fundação (que na época tinha 23 anos e contava apenas com nove concursados, três veículos e três unidades para atender a todo o estado) tem hoje 91 concursados, quase 30 veículos e 17 frentes de atuação. Entre essas frentes, há 12 escritórios regionais (como o de Friburgo) que levam assistência a produtores de todo o estado. A Fiperj tem ainda um Telecentro para palestras, cursos e outras atividades - todas grátis - para promover formação e capacitação de profissionais da pesca e da aquicultura, duas unidades de produção de peixe (Cordeiro e Rio das Flores), uma unidade de pesquisa e a Escola da Pesca, em fase de ampliação no município de São Gonçalo.