Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj e Embrapa promovem oficinas gratuitas de tecnologia em ranicultura em Minas
Autor: Jeline Rocha - Ascom Sedrap e Pamela Araujo - Ascom Fiperj
19/11/2014 - 16:30
Fornecedores, produtores e comerciantes da cadeia ranícola devem se inscrever para o evento que acontece no próximo dia 24

Fornecedores, produtores, comerciantes e demais atores da cadeia ranícola já podem ser inscrever para as oficinas gratuitas de difusão de tecnologias em ranicultura que acontecerão no próximo dia 24, em Viçosa, Minas Gerais. A ação é promovida pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Embrapa Agroindústria de Alimentos-CTAA, em parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). As oficinas fazem parte do projeto “Construção de uma rede de interação e aprendizagem para a transferência de tecnologia na cadeia ranícola brasileira”, o Ranicultura em Rede, coordenado pelo pesquisador da Embrapa André Yves Cribb, com participação direta da Fiperj. Os interessados devem enviar e-mail para ctaa.ranicultura@embrapa.br.

As novas tecnologias (procedimentos de girinagem da rã-touro em sistema de reuso de água por meio de filtragem biológica e sistema computadorizado de gerenciamento de ranários) são resultado de pesquisas desenvolvidas pela Fiperj em parceria com a Unisuam e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o Cefet. Coordenando o evento, pesquisadores da Fiperj e professores da Unisuam, José Teixeira de Seixas Filho e Silvia Conceição Reis Pereira Mello apresentarão as tecnologias aos representantes do setor produtivo, assim como a professores e estudantes do estado de Minas Gerais.

- O objetivo é otimizar a cadeia produtiva da ranicultura com redução dos custos operacionais, agregação de valor e preservação do meio ambiente pela transmissão dessas tecnologias - diz Silvia.

Os participantes das oficinas receberão dois manuais técnicos (um sobre o manejo da produção e o outro sobre o custo de implantação do sistema filtragem biológica para reuso da água na girinagem) e um pen drive com o sistema de gerenciamento de ranários.

Serviço:

Evento - Oficinas de difusão de tecnologia em ranicultura

Data: 24 de novembro de 2014

Local: Auditório do Centreinar - Centro de Treinamento em Armazenagem do Campus Universitário

Endereço: Avenida. P. H. Rolphs, s/ nº - Viçosa- MG

Inscrições: ctaa.ranicultura@embrapa.br

Mais informações: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Programação:

13h30 - Recepção e entrega de material didático

14h00 - Oficina de difusão da tecnologia do sistema de reuso de água na girinagem

15h45 - Coffee break

16h15 - Oficina de difusão da tecnologia de sistema computadorizado de gerenciamento de ranários

17h45 - Encerramento e entrega de certificados

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741