Sábado 09 de Dezembro de 2023
No último sábado (16/07) foi aberta oficialmente a 69? Exposição de Cordeiro, que completa 90 anos em 2011. Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, esteve presente à solenidade, junto com o prefeito de Cordeiro, Silvinho Daflon, o deputado federal Glauber Braga, o deputado estadual Rogério Cabral e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro, Marco Botelho.
Em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Regional ressaltou a importância do evento. “Esse é um dos grandes eventos que temos no Rio de Janeiro e que mostra a capacidade da região para a questão agrária. Eu só acredito em um Estado forte se tivermos um interior forte. Por isso, fomentar atividades aqui é cada vez mais fundamental”, disse Felipe Peixoto.
A Exposição conta com variadas atrações como shows, exposição de animais, concurso leiteiro, entre outras atividades. A festa, que tem entrada gratuita, vai até o dia 24 de julho, no Parque de Exposições Raul Veiga, que fica no centro da cidade.
A primeira exposição realizada em Cordeiro, com a denominação de Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, foi inaugurada em 04 de maio de 1921, pelo presidente da República Epitácio Pessoa. O intuito dos governantes foi aproveitar o crescimento da pecuária no interior do Estado do Rio de Janeiro para projetar um evento que marcasse época e servisse de vitrine para todo o país. Para que a feira se transformasse em realidade, o Governo do Estado viabilizou a instalação do parque de exposições.
Unidade Didática de Piscicultura é revitalizada
Logo após a solenidade de abertura da Exposição, as autoridades também participaram da reinauguração da Unidade Didática de Piscicultura de Cordeiro, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Fiperj, e a prefeitura. A estação, que passou por recente reforma, tem a finalidade de subsidiar os trabalhadores rurais familiares locais e fazer repovoamento dos rios da região.
“Nossa ideia é promover o desenvolvimento sustentável para essa região, para que a reprodução dos peixes volte a acontecer naturalmente. Já fizemos uma reforma na infraestrutura da estação, mas outros investimentos ainda serão feitos para a plena atividade da Unidade”, explicou Marco Botelho, presidente da Fiperj.
Na Unidade Didática será fomentada a reprodução das espécies tilápia, lambari e curimatã e, também, vão acontecer cursos de capacitação do manejo da produção, para melhoria dos resultados, além de inclusão digital e educação ambiental.
“Designamos técnicos da Fiperj para serem os responsáveis pela elaboração de um plano de negócios para o bom funcionamento da unidade. Queremos que a piscicultura de Cordeiro seja modelo para todo o Estado”, disse o secretário.
Festa de Itaocara
No dia anterior (15/07), o secretário Felipe Peixoto compareceu ao primeiro dia da Exposição de Itaocara, conhecida como “Fogueirão”. Recepcionado pelo vereador Batista e pelo prefeito, Alcione Araújo, o secretário assistiu a apresentações de dança de diversas escolas da região e ao rodeio, além de conferir a exposição de frutas e legumes de produtores da região.
“Fico muito feliz em ver uma festa como essa, que mantém a tradição da festa junina. É muito interessante ver a participação de toda a comunidade”, disse Felipe.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.