Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Seminário de aquicultura reúne cerca de 150 profissionais na Região Serrana
Autor: Pamela Araujo - Ascom Fiperj e Emanuel Barata - Ascom Sedrap
10/12/2014 - 16:20
Promovido pela Fiperj em parceria com Sebrae/RJ e MPA, evento foi encerrado nesta quarta, 10, em Nova Friburgo

Cerca de 150 pessoas, entre produtores, técnicos, estudantes e palestrantes, participaram do Seminário Estadual de Aquicultura Interior promovido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em parceria com o Sebrae/RJ e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Nova Friburgo, na Região Serrana. Durante três dias de evento, iniciado segunda-feira, 8, e encerrado nesta quarta-feira, 10, foram discutidos assuntos como os processos legais para o exercício da atividade e políticas públicas de crédito para a área, visando o fomento da piscicultura continental no interior do estado.

Para o produtor e estudante de Gestão Ambiental, Pércio Portz, de 69 anos, o seminário superou suas expectativas. “Os palestrantes revelaram técnicas que futuramente vou poder aplicar nas minhas criações. E foi muito interessante conhecer a prática de outros profissionais”, destaca.

O diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj (vinculada à Sedrap – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca), Augusto Pereira, também comemora o sucesso do seminário e enfatiza a importância do evento para o setor.

- Conseguimos reunir produtores, cooperativas e associações de várias cidades do estado e cada um pôde compartilhar experiências da sua região. Ainda pudemos discutir e apresentar resultados muito importantes da atividade em outros estados. Mais de 20 técnicos da Fiperj fizeram parte deste intercâmbio e tiveram a oportunidade de ter uma visão geral sobre essa prática - ressalta.

O evento - que contou ainda com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, da Associação dos Aquicultores Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro (AquoRio) e da Associação de Truticultores de Nova Friburgo (ATNF) - tem como objetivos a difusão de tecnologias para o fortalecimento da atividade aquícola; o aumento da competitividade dos negócios da aquicultura nos diversos segmentos da sua cadeia produtiva; divulgação de informações tecnológicas atualizadas; interação entre aquicultores, empresários, pesquisadores e órgãos governamentais; e introdução de uma visão empreendedora e empresarial do setor.