Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Sedrap apresenta Programa de Revitalização de Comunidades Pesqueiras neste sábado, 13, em Jurujuba
Autor: Ana Carolina Mascarenhas - Ascom Sedrap
12/12/2014 - 13:08
Orçado em R$ 1,1 milhão, projeto executivo prevê obras de saneamento e infraestrutura para beneficiar 800 famílias

Como mais um desdobramento do Projeto de Revitalização de Comunidades Pesqueiras, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) realiza neste sábado, 13, às 9h, em Jurujuba, uma reunião com lideranças de pescadores e de moradores para discutir o plano de intervenções, que define quais estruturas melhor atendem à população. Orçado em R$ 1,1 milhão, o projeto executivo está sendo elaborado pelo Consórcio Campo-Fábrica (vencedor da licitação) e vai beneficiar cerca de 800 famílias residentes na Travessa dos Maricultores, nos morros do Lazareto/Cascarejo, Pau Ferro e Morcego/Brasília, e ainda em edificações na Praia de Eva. No dia 6, o encontro foi promovido no Gradim, bairro de São de Gonçalo também contemplado pelo programa que vai levar melhorias para 630 famílias da região.

A iniciativa abrange ainda a comunidade de Itaipu e representa um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste) do BNDES. O subsecretário de Desenvolvimento Regional, Carlos Krykthine, explica que estão previstas obras de saneamento e infraestrutura, além de um projeto urbanístico e apoio à pesca artesanal. “Essas obras vão gerar resultados muito positivos para essas famílias. Por isso, esses encontros são importantes, para que possamos discutir as intervenções que vão influenciar diretamente o seu cotidiano. Queremos que eles se sintam satisfeitos”.

À frente da Sedrap quando o Projeto de Revitalização de Comunidades Pesqueiras foi idealizado, o deputado Felipe Peixoto afirmou que as obras vão levar dignidade para os moradores da região.

- Fico muito feliz em fazer parte deste projeto, que vai resultar em melhorias para essas famílias obras de saneamento e infraestrutura para as comunidades, além de apoio ao pescador artesanal. No futuro, com a Cidade da Pesca, teremos uma grande área na região valorizada para o segmento. Podemos dizer que será uma espécie de corredor pesqueiro – destaca o parlamentar, em referência a outro grande projeto voltado para o setor e que será instalado no bairro de Itaoca, que também será atendido pelo Programa.