Terça-feira 23 de Abril de 2024

Telecentro encerra o ano com entrega de certificados e lançamento de Brinquedotele
Autor: Clara Barreto e Pamela Araujo
18/12/2014 - 17:49
A partir de 2015, alunos de Informática vão desenvolver seu aprendizado também de forma lúdica

O Telecentro da Pesca Maré encerrou suas atividades anuais em grande estilo, nesta quinta-feira, 18. Implantado na sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), no Centro de Niterói, o espaço recebeu alunos de cinco turmas de Informática, comitê gestor e representantes da Fiperj para comemorar as conquistas de 2014. Na ocasião, além de formandos de quatro turmas terem recebido seus certificados, foi lançado o Brinquedotele, uma inovação que visa promover atividades lúdicas durante as aulas, integrando os estudantes e facilitando o aprendizado.

A formanda do nível básico Alayde Martins, de 76 anos, conta que começou um curso de informática em outro lugar, mas não conseguiu acompanhar. Já no Telecentro teve o apoio que precisava para ir até o fim. “Eu tinha muitas dúvidas e o professor não me explicava. Aqui foi diferente. A atenção e paciência do Leandro (professor) e a turma com pessoas que têm o mesmo estilo de vida que eu, fizeram toda a diferença. O curso foi nota 10! Ano que vem estarei de volta”, afirmou.

Da Fiperj, o presidente Mirinho Braga, o diretor de Administração e Finanças Valmir Machado e a coordenadora de extensão Fátima Valentim – que representou o diretor de Pesquisa e Produção Augusto Pereira – estiveram presentes e parabenizaram os formandos. “O trabalho que nós fazemos no Telecentro é pra vocês e não seria nada se não tivéssemos esse ótimo retorno. Parabéns por essa conquista, e que seja um incentivo para que vocês continuem aprendendo”, disse Mirinho aos alunos.

Brinquedotele – Como forma de facilitar o aprendizado, os cursos de Informática a partir de 2015 contarão com o Brinquedotele. A ideia é usar jogos, tanto físicos como online, em aulas lúdicas para desenvolver alguns conceitos estudados. “Vai ser mais uma ferramenta de ensino, que muitas vezes falta nas aulas, já que as faixas etárias são diversas. Estou emocionada e satisfeita com mais esse passo”, declarou a coordenadora do Telecentro, a gerente ambiental Úrsula Hallais.

Representantes do comitê gestor que administra o Telecentro também estiveram presentes, entre eles o diretor do Mercado de Peixe São Pedro, Atílio Guglielmo; o subsecretário municipal de Pesca e Aquicultura, Adelino Fernandes; e o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ivenio Moreira. Também fazem parte do comitê a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Sindicato dos Pescadores dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes), a Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba e a Colônia de Pescadores Z-7 (Itaipu).

Telecentro - Resultado de parceria do Governo do Estado com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Telecentro foi inaugurado em maio de 2013 e promove palestras, cursos e outras atividades gratuitas voltadas à formação e qualificação das comunidades pesqueiras e aquícolas. O espaço funciona na sede da Fiperj, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), na Praça Fonseca Ramos, sobreloja da rodoviária Roberto Silveira, no Centro de Niterói.