Quinta-feira 18 de Abril de 2024

Ex-vice-prefeito de Angra é o novo presidente da Fiperj
Autor: Jeline Rocha e Pamela Araujo
20/01/2015 - 18:58
Essiomar Gomes vai prosseguir com o trabalho da Fundação e estreitar parcerias com instituições como Senac e Sebrae

O ex-vice-prefeito de Angra dos Reis, José Essiomar Gomes da Silva, acaba de assumir a presidência da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), administrada nos últimos dez meses por Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios. O novo presidente quer interagir com os profissionais da pesca e da aquicultura, ouvindo suas necessidades para definir os projetos a serem intensificados na instituição que registrou expressivo crescimento nos últimos dois anos, hoje levando ações de assistência técnica, pesquisa e produção a profissionais de todo o estado.

Nomeado no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 16, Essiomar Gomes assinou o Termo de Posse nesta terça, 20. Depois, foi apresentado às equipes lotadas na sede da Fiperj pelo secretário José Luiz Anchite, que comanda a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Abastecimento e Pesca (Sedrap), a qual a Fundação é vinculada. Anchite foi acompanhado pelo subsecretário de Estado Sebastião Rodrigues; pela chefe de gabinete Nea Cristina Mariozz; e pelos assessores Cleber Bezerra da Silva e João Luiz da Silva.

Sobre sua gestão, Essiomar adiantou que vai fortalecer parcerias com associações, colônias, sindicatos e empresários do setor, e investir na qualificação dos profissionais da pesca e aquicultura. Para tanto, quer estreitar parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). E começou logo no primeiro dia oficial de trabalho, recebendo o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), Luiz Paulino de Carvalho Moreira Leite e o subsecretário estadual de Turismo, Luiz Carlos Velloso. O secretário Anchite foi representado no encontro pelo subsecretário de Sebastião Rodrigues.

- O setor produtivo da pesca de todo o país precisa muito de apoio. Por isso quero fortalecer as parcerias com instituições como a Acierj, mas sempre ouvindo quem está na ponta. Aliás, essa foi uma das missões que recebi não só do governador Pezão, como do vice-governador Francisco Dornelles e do secretário Anchite - disse Essiomar.

Perfil - Nascido em 4 de maio de 1969 no Maranhão, Essiomar Gomes vive há 30 anos em Angra, onde ingressou na política aos 25 anos. Casado e pai de duas filhas, ele foi vereador da cidade por dois mandatos (2001 a 2008); 1º suplente de deputado estadual; e vice-prefeito de 2009 a 2012, respondendo como prefeito de dezembro de 2011 a março de 2012. Filiado ao Partido Progressista (PP), o novo presidente da Fiperj é também presidente do Sindicato do Comércio de Angra dos Reis (Sicomércio) e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio).

Crescimento expressivo - Ao ser absorvida em 2011 pela então recém-criada Sedrap, a Fiperj tinha apenas oito funcionários e três unidades de campo. Passados três anos, esses números subiram para 101 concursados e 17 frentes de atuação, 12 delas escritórios regionais que oferecem uma grande diversidade de serviços ao setor pesqueiro em todo o estado. São palestras e cursos de capacitação em pesca e aquicultura (cultivo de organismos aquáticos) e encontros de formação e dezenas de ações de apoio aos profissionais, como orientações sobre o cadastramento para pescadores e aquicultores; acesso a linhas de crédito; certificação de pescado; assistência técnica; emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); e informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).