Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Fiperj leva curso de beneficiamento do pescado à Jurujuba
Autor: Ascom Fiperj
25/03/2015 - 11:57
Em parceria com a Repsol, curso gratuito ensinou práticas que reduzem o desperdício e propiciam aumento de renda ao profissional da pesca

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realizou mais um curso de Boas Práticas e Beneficiamento Artesanal do Pescado, desta vez em Jurujuba, Niterói, nos últimos dias 18, 19 e 20. Em parceria com a companhia Repsol Sinopec Brasil, as aulas contaram com pescadores locais e familiares, e estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), da unidade Maracanã, no Rio. Além de manipular adequadamente o pescado, os alunos aprenderam a preparar almôndegas, hambúrgueres, nuggets, linguiças, patês e quibes (tudo à base de peixes e frutos do mar). A capacitação, que já passou por outras regiões do estado, tem como objetivos reduzir o desperdício, ao aproveitar o pescado, principalmente o de baixo valor comercial; melhorar a renda familiar do profissional da pesca; e ampliar a oferta de novos produtos para o mercado consumidor.

Uma das alunas do curso, a merendeira Lílian Virgínia Dias Santurio, da Escola Municipal Lucia Maria Silveira Rocha, localizada no bairro, ficou animada com a possibilidade de ensinar o que aprendeu para outras merendeiras que não puderam participar, e assim incorporar os produtos no cardápio escolar.

“Por ser uma comunidade pesqueira, a maioria das crianças daqui é filha de pescador e está acostumada com o pescado de qualidade servido em casa, por isso não gosta muito ou é muito exigente quando o cardápio é peixe. Fiquei muito feliz com esse curso, pois traz uma série de alternativas ao filé de peixe e outros pratos mais comuns. Acredito que a aceitação dos alunos vai ser muito boa”, observou Lílian.

Ministrado pela zootecnista Juliana Brandão, que integra a equipe de extensionistas da Fiperj, o curso teve um dia de aula teórica na carreta da Plataforma Educativa da Repsol, e dois dias de aulas práticas, na cozinha do Centro Evangelístico Internacional, em Jurujuba. Os peixes utilizados para no beneficiamento foram a espada, a sardinha e o xerelete, originários da pesca artesanal local.

No encerramento do curso, no dia 20, prestigiaram a iniciativa o subsecretário Municipal de Pesca e Aquicultura de Niterói, Adelino Fernandes; o extensionista da Fiperj, Carlos Eduardo Coutinho, representando a Coordenadoria de Extensão da Fundação; e os coordenadores do Programa Plataforma Educativa Repsol, Anderson Bento e Marcos Antônio dos Santos.

Plataforma Educativa - A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, projetada para levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras em que a companhia atua. Em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender 25 alunos por turma, são oferecidas palestras e cursos voltados para o segmento do pescado. A plataforma é coordenada pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap.