Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Semana Santa: Governo do Estado promove ação educativa sobre benefícios e qualidade do pescado
Autor: Jeline Rocha
26/03/2015 - 10:07
Além de Niterói, Rio, Búzios, Angra, São Pedro e Cabo Frio, "De Olho no Peixe" comemora 4ª edição chegando a Maricá, Macaé e Paraty, que terá posto de venda itinerante

Para reforçar o consumo do pescado e o que deve ser observado na hora da compra do produto, o Governo do Estado promove na Semana Santa a campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, que chega à quarta edição com algumas novidades. Uma delas é a ampliação - de seis para nove - do número de municípios contemplados com a ação que contará com grupos de teatro e dança e até gastronomia entre as atividades que vão agitar, de 1º a 4 de abril, os mercados de Niterói, Rio (Copacabana), Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio e São Pedro de Aldeia, além de Maricá, Macaé e Paraty, incluídos este ano.

Na interação com consumidores e a população em geral que vão percorrer os oito mercados de pescado dessas cidades, haverá distribuição de materiais informativos e até receitas criativas à base de peixes e frutos do mar, de fácil preparo e a preços acessíveis. Além de incentivar a inclusão do produto na alimentação como fonte rica de vitaminas, cálcio, proteínas e ácido graxos (como o ômega-3), a campanha está entre as ações públicas de fomento à pesca no estado, um dos principais produtores de pescado do país, contribuindo ainda para o desenvolvimento sustentável em aspectos socioeconômicos e ambientais.

Abertura - A abertura oficial será às 7h de quarta-feira, dia 1º, no Mercado de Peixe São Pedro, em Niterói, com encerramento às 11h do Sábado de Aleluia, dia 4, em Angra dos Reis, cidade escolhida para sediar a oficina de gastronomia que acontecerá todos os dias no município da Costa Verde para ensinar o preparo de pratos tendo o pescado como ingrediente. Reforçando as atividades lúdicas, em todos os mercados haverá diariamente, das 7h às 13h, distribuição de material com sugestão de receitas e orientações sobre aspectos que identificam que o produto está fresco, como olhos e escamas brilhantes e guelras vermelhas. Vale até a consistência dura da carne, o que deve ser conferido com luvas, para evitar a contaminação.

Estrutura da campanha - Banners e adesivos detalhando as características das espécies de pescado mais consumidas no estado estarão em pontos estratégicos dos mercados. Milhares de folhetos com as dicas para a compra do pescado de boa qualidade serão distribuídos por técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap, que criou o projeto na Semana Santa de 2012.

Teatro e dança - No embalo de músicas consagradas explorando temas como mar, pescador e peixes, a apresentação dos grupos de teatro e dança acontecerá em Niterói, Rio e Angra, em dias alternados. Na quinta-feira, dia 2, será a vez do mercado de vendas da Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis, em Copacabana, a mais antiga do país. Na sexta, dia 3, a atividade acontece no mercado de Niterói, chegando a Angra no Sábado de Aleluia, dia 4.

Receitas - Ressaltando a importância da inclusão do pescado no cardápio doméstico, serão distribuídas receitas elaboradas na oficina de alimentação saudável promovida no início de março no Telecentro da Pesca Maré, unidade de capacitação profissional que funciona há dois anos na sede da Fiperj.

Oficina em Angra - O palco da oficina de gastronomia será a carreta do Senac, com dicas e orientações especiais sobre o preparo das receitas criadas por um grupo da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), responsável pela Manutenção e Serviços Gerais nas sedes da Sedrap e da Fiperj, no Centro de Niterói. Os pratos são inspirados em dez espécies de pescado escolhidas por sua importância econômica no estado do Rio: sardinha, linguado, dourado, xerelete, corvina, tainha, camarão, tilápia, anchova e atum.

Defeso - A Fiperj ressalta que, com o defeso (de 1º de março a 31 de maio no Sul e Sudeste) das espécies nativas de camarão marinho, o ideal é consumir os produzidos em cultivo (Litopenaeus vannamei) ou comprar o produto congelado em estabelecimentos com declaração de estoque que comprovem a captura anterior ao período.

Parceria inédita - Pela primeira vez, o “De Olho no Peixe” tem o apoio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio); e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae). O Senac cederá uma carreta equipada com cozinha industrial, ar-condicionado e toda a estrutura necessária para a oficina de gastronomia. Com a parceria, todos os profissionais envolvidos na ação - como os que trabalham nos boxes dos mercados - usarão camisetas e bonés da campanha de conscientização.

- As parcerias são muito importantes para ampliarmos as ações em nosso estado, um dos principais produtores de pescado do país. E a Semana Santa, época da tradição de se comer peixe, é ideal para isso. O “De Olho no Peixe” é também uma rica ação de fomento aos pescadores, contribuindo para o aumento da renda e impulsionando a economia do estado - diz o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes.


Veja os endereços da campanha

Angra dos Reis - Praça Zumbi dos Palmares, próximo ao Mercado Municipal de Peixes.

Búzios - Mercado do Peixe na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no Porto da Barra.

Cabo Frio - Mercado do Peixe em frente ao Viaduto do Canal e Rua dos Biquínis.

Macaé - Mercado Municipal de Peixes, na Avenida Presidente Sodré, s/nº, Centro.

Maricá - Praça Conselheiro Macedo Soares, próximo à sede da Secretaria Municipal de Turismo.

Niterói - Mercado de Peixes São Pedro, na Avenida Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D’Areia.

Paraty - Ação itinerante, com uma Van percorrendo os principais pontos de venda de pescado na cidade.

Rio - Colônia de Pesca Z-13, no Posto Seis, em Copacabana.

São Pedro da Aldeia - Mercado Público, na Rua Teixeira Brandão, em frente à passarela da pista central.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741