Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Presidente da Fiperj recebe representantes do setor da maricultura de Arraial do Cabo
Autor: Clara Barreto
09/04/2015 - 13:00
Instituição vai prestar assistência técnica em projeto de laboratório para produção de moluscos

O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes, recebeu nesta semana, na sede da instituição, no Centro de Niterói, representantes dos setores do meio ambiente e da maricultura de Arraial do Cabo: o biólogo Gian Carlo Molinari, da Secretaria Municipal do Ambiente; o presidente da Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac), Eraldo Teixeira Batista; e Fernando Bifó, da Associação de Coletores e Criadores de Mariscos de Arraial do Cabo (Acrimac).

Ao lado do diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, Essiomar ouviu as demandas dos setores, que têm como principal objetivo a implantação de um laboratório de produção de moluscos bivalves (ostras e vieiras) na cidade. No encontro, o grupo discutiu como a Fiperj poderá auxiliar na elaboração do projeto do laboratório.

- A Fundação vai prestar toda a assistência técnica necessária. Estamos sempre de portas abertas para, no que for possível, contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor - disse Essiomar.

Emissão de documentos - Durante a reunião, foi acertado também que os técnicos do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas da Fiperj (com sede em Cabo Frio) farão um mutirão para emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a DAP, fundamental para o acesso a linhas de crédito. Estima-se que cerca de 70 pescadores e maricultores da região ainda não tenham o documento. O presidente da Fiperj se prontificou ainda a agendar uma visita à Arraial para interagir diretamente com profissionais do setor, como vem fazendo em várias cidades do estado.