Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Fiperj inicia nesta quarta, dia 15, curso gratuito de beneficiamento de pescado em Macaé
Autor: Ascom Fiperj
15/04/2015 - 12:50
Em parceria com a Repsol e prefeitura, Fundação vai capacitar merendeiras e moradores de comunidades pesqueiras

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) começa nesta quarta-feira, dia 15, o curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal de Pescado que vai até sexta-feira, 17, em Macaé. Voltada para merendeiras da rede municipal e moradores de comunidades pesqueiras, a capacitação visa ensinar diferentes maneiras de preparar o pescado, reduzindo o desperdício, em mais uma parceria com a companhia Repsol Sinopec Brasil e a subsecretaria municipal de Pesca (ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico). O primeiro dia será de aulas teóricas das 14h às 17h na carreta da Plataforma Educativa Repsol, instalada na Praça Mirante dos Navegantes, em Barra de Macaé. Os outros dias serão de aulas práticas das 9h às 17h no clube do Sindicato dos Servidores Públicos de Macaé (Sindserv), no bairro Fronteira.

O curso será ministrado pelos médicos veterinários Carlos Eduardo Guimarães, que integra a equipe do Escritório Regional Norte Fluminense II da Fiperj (com sede em Macaé), e Maria Dalva Ribas, chefe do Escritório Regional Médio Paraíba (com sede em Piraí). O objetivo da atividade que já passou por várias regiões do estado é propagar técnicas de beneficiamento e aproveitamento do pescado, principalmente o de baixo valor comercial, melhorando a renda familiar do profissional da pesca e aumentando a oferta de novos produtos (como linguiça, fishburguer, nuggets e quibe, entre outras criações tendo como base o pescado) para o mercado consumidor. Outra finalidade é estimular o uso do pescado na merenda escolar, incentivando desde cedo o consumo desse alimento.

Plataforma Educativa - A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, projetada para levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras em que a companhia atua. Em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender 25 alunos por turma, são oferecidas palestras e cursos voltados para o segmento do pescado. A plataforma é coordenada pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

Serviço:

Aula teórica: dia 15, das 14h às 17h. Praça Mirante dos Navegantes, Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, Barra de Macaé, Macaé.

Conteúdo teórico: objetivos do beneficiamento do pescado; cadeia produtiva do pescado; decomposição e contaminação do pescado; higiene na manipulação do pescado; conservação do pescado.

Aulas práticas: dia 16, das 9h às 17h, e dia 17, das 9h às 14h. Clube do Sindserv, Rua Manoel Pacheco Resende, nº 27, Fronteira, Macaé.

Conteúdo prático: higienização do ambiente e utensílios; lavagem, descamação, evisceração e filetagem dos peixes; preparo dos quibes, fishburguer, almôndegas e empanados de peixe.