Sexta-feira 29 de Março de 2024

Notícias / Detalhe
Cidade da Pesca é pauta de reunião entre Governo do Estado e empresários
Autor: Ascom Sedrap
22/05/2015 - 15:40
Empreendimento tem estimativa de ser o maior do segmento em todo o país

O Estado do Rio de Janeiro retomou nesta quarta-feira, 20, a discussão com empresários sobre a construção da Cidade da Pesca, complexo pesqueiro que deve gerar cerca de 10 mil empregos diretos em Itaoca, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana. A reunião contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luis Anchite, dos subsecretários da pasta Sebastião Rodrigues (de Estado), Renato Bravo (de Pesca) e Marcelo Gomes (de Abastecimento e Segurança Alimentar), do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, órgão vinculado à Secretaria), Essiomar Gomes, e de representantes da iniciativa privada.

Com o objetivo de esclarecer e aprofundar o debate sobre o projeto, o encontro viabilizou aos participantes a exposição de ideias e pontos de vista acerca do setor pesqueiro e a importância que o empreendimento em si terá para o estado do Rio de Janeiro. A estimativa é torná-lo o maior do segmento em nível nacional, atraindo para o Rio a indústria pesqueira que há anos migrou para o sul do país.

Foram colocadas em pauta as dificuldades encontradas hoje pelo setor, como falta de estrutura e dificuldade de escoamento do pescado. O grupo também abordou melhorias a serem alcançadas pela indústria da pesca e a disponibilidade de empresas privadas em investir no projeto.

- Estamos aqui para ratificar o nosso apoio à secretaria e ao Governo para a implantação do projeto e fazê-lo sair do papel, o que irá beneficiar não apenas os moradores de São Gonçalo, mas toda a economia estadual – disse Jesús Alonso, representante da Crusoe Foods, uma das empresas que incentivam o complexo pesqueiro.

Breno Figueiredo, Sócio Fundador da Infrapar - Projetos e Participações Ltda., também destacou o alcance da iniciativa no estado, contextualizando-a com outros projetos do Rio de Janeiro, como o Arco Metropolitano e o Porto de Itaguaí.

- A Cidade da Pesca tem potencial para ser implantada e terá um grande impacto positivo para toda a região, não só para a indústria de pescado. Talvez o projeto seja hoje um dos mais importantes para o estado - afirmou Breno.

Para o secretário da pasta, José Luis Anchite, o complexo atrairá cada vez mais o interesse de empresas.

- Saio desta reunião muito entusiasmado com a dimensão que o projeto está tomando. É um empreendimento capaz de mudar a economia local. A Sedrap está trabalhando para que ele seja implantado, mas precisamos da interação com a iniciativa privada e do apoio dos empresários para a sua concretização - informou.

Cidade da Pesca - O complexo pesqueiro será construído em uma área de mais de 600 mil metros quadrados em Itaoca, São Gonçalo. O projeto prevê a implantação de um Condomínio Industrial Pesqueiro Sustentável, que contemplará empresas do ramo da pesca e do maior Terminal Público Pesqueiro do estado, além da preocupação com a pesca artesanal e o aspecto social, que envolve toda a estrutura de equipamento e serviços públicos, para que a região possa receber o contingente populacional que será atraído com a instalação do empreendimento.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741