Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Estado promove curso gratuito de beneficiamento do pescado no Médio Paraíba
Autor: Ascom Fiperj
28/07/2015 - 13:27
Em parceria com prefeitura, Fiperj vai capacitar agricultores familiares de comunidade quilombola de Rio Claro

O Governo do Estado, por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), inicia nesta terça-feira, dia 28, mais um curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, desta vez em Rio Claro, na região do Médio Paraíba. Com duração de três dias, as aulas acontecerão no Colégio São José, no Centro da cidade. Cerca de 20 alunos, incluindo agricultores familiares de comunidade quilombola, vão aprender técnicas para o melhor aproveitamento do pescado, principalmente o de baixo valor comercial.

Resultado de parceria com a prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a capacitação conta com aula teórica no primeiro dia (28), das 9h às 14h, seguida de aulas práticas na quarta (29) e quinta-feira (30), das 9h às 16h. Ministrado por técnicos do Escritório Regional Médio Paraíba da Fiperj (com sede em Piraí), o curso engloba orientações sobre higiene na manipulação e conservação do pescado, e ensina a preparar produtos mais elaborados à base de peixe, como quibe, almôndega, fishburguer, nugget e patê, reduzindo desperdícios e contribuindo para a geração de emprego e renda.