Terça-feira 23 de Abril de 2024

Primeira edição de evento gastronômico de tilápia agita Ipiabas, no Vale do Café
Autor: Ascom Fiperj
19/08/2015 - 18:05
Elaborado pela Fiperj, 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas terá oficinas com chefes de cozinha e shows

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vai promover entre os dias 28 e 30 de agosto o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café. O evento visa estimular a produção e o consumo da tilápia, peixe de alta qualidade nutricional, além de fomentar o turismo local com a instituição de um Polo Gastronômico, contribuindo para o desenvolvimento regional. Para animar ainda mais o distrito, a prefeitura vai oferecer dois shows do projeto “Ipiabas! Na Trilha do Rock”. Na sexta-feira, às 21h, haverá o show acústico da banda Uns e Outros, e no sábado, às 22h, será a vez do cover oficial do Capital Inicial.

O evento terá concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de tilápia dos estabelecimentos participantes; e o “Espaço Gourmet”, tenda onde serão realizadas palestras de renomados chefes de cozinha, com preparação de pratos especiais, e workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” ministrados por técnicos da Fiperj, nos quais o público aprenderá a fazer almôndegas, bolinhos, quibe, ceviche, patê, salada, tudo com o pescado. Outra atração são as oficinas de recreação infantil, que ocorrerão no último dia. Mais sobre a programação em www.facebook.com/tilapiagourmetdeipiabas.

Parceiros - Idealizada pela Fundação, vinculada à Sedrap, a iniciativa tem como parceiros o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac Rio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ); Secretaria de Estado de Turismo (Setur); Prefeitura de Barra do Piraí; Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio).

Oficinas do Sebrae - Já como parte da ação, o Sebrae/RJ vem realizando uma série de oficinas de capacitação junto aos estabelecimentos participantes, como a de consultoria para elaboração de pratos à base de tilápia, com orientações sobre recepção e armazenagem do produto, elaboração de receitas e de ficha técnica, e formação de preço; e a de manipulação de alimentos. As clínicas tecnológicas mais recentes aconteceram nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, abordando o atendimento dos profissionais de bares e restaurantes e ferramentas e técnicas na preparação de petiscos com o peixe.

Leia mais: http://bit.ly/1Ntxw97

Dia 28/08 (sexta-feira)

Início do festival e concurso gastronômico com pratos especiais à base de tilápia nos restaurantes participantes.

A partir das 10h - Na praça de Ipiabas, workshops “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:

10h30 às 11h30 - Almôndega de tilápia

14h às 15h - Quibe de tilápia

16h às 17h - Patê de tilápia

19h - Abertura oficial do evento, no Espaço Gourmet, com oficina de gastronomia do chef japonês Nao Hara, que apresentará técnicas orientais na elaboração de pratos surpreendentes que valorizam a tilápia. Demonstração técnica e degustação.

21h – Ipiabas na Trilha do Rock – Show da banda “Uns e Outros”

Dia 29/08 (sábado)

A partir das 10h - Workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:

10h30 às 11h30 - Bolinhos de tilápia

14h às 15h - Ceviche de tilápia

16h às 17h - Salada de tilápia

19h - Oficina de gastronomia do chef francês David Mansaud, que apresentará técnicas e segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base de tilápia. Demonstração técnica e degustação.

Premiação das melhores receitas do concurso gastronômico.

22h – Ipiabas na Trilha do Rock – Show do cover oficial do Capital Inicial

Dia 30/08 (domingo)

Das 9h às 12h - Atividades educativas para crianças. As chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie. Demonstração técnica e degustação.