Sexta-feira 29 de Março de 2024

Evento gastronômico de incentivo ao consumo de pescado movimenta interior do estado
Autor: Ascom Fiperj
01/09/2015 - 16:32
1º Tilápia Gourmet de Ipiabas atraiu milhares de pessoas ao município de Barra do Piraí entre os dias 28 e 30 de agosto

Milhares de pessoas prestigiaram a primeira edição do evento gastronômico promovido pelo Governo do Estado no distrito de Ipiabas, Barra do Piraí, com o intuito de propagar o consumo da tilápia, peixe de alto valor nutricional, e estimular sua produção. Realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas contou com oficinas gastronômicas, pratos à base do peixe nos restaurantes participantes, concurso, shows e estandes diversos.

Elaborada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a ação também movimentou o turismo e comércios locais, fomentando a economia da região. Para o produtor Márcio Carielo, um dos proprietários da marca Tilápia da Serra, o impacto foi muito positivo.

- Inicialmente tínhamos um restaurante comprando nosso produto e hoje já temos nove, então se a intenção era disseminar a tilápia aqui na cidade, deu muito certo. Todo o evento teve uma estrutura maravilhosa e já esperamos o do ano que vem - destacou o empresário.

Viajando a lazer, o médico Ildemar Cavalcante Guedes participou de uma das oficinas de beneficiamento de pescado ministradas pela técnica da Fiperj, Maria Dalva Silva Ribas, e também aprovou a iniciativa.

- Comer peixe é muito saudável e gostoso. Achei muito interessante a proposta do evento porque apesar de o Brasil possuir muitos rios, lagos e uma costa marítima extensa, o consumo do pescado por pessoa ainda é pequeno. Estimular esse consumo melhora a qualidade da nutrição da população brasileira - disse.

À frente da Sedrap, o secretário de Estado José Luiz Anchite, ex-prefeito de Barra do Piraí, parabenizou a todos pelo sucesso do evento e ressaltou que a meta da pasta é buscar cada vez mais parcerias visando o desenvolvimento das regiões do interior fluminense.

Nesse sentido, o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, já antecipou uma novidade para a próxima edição do Gastronomia do Mar, outro evento de incentivo ao consumo do pescado promovido pela Sedrap e Fiperj no Rio e em Niterói:

- Em novembro, o Gastronomia do Mar será realizado em mais dois municípios: Angra dos Reis e Macaé - anunciou, sem deixar de agradecer aos parceiros pelo sucesso do 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas. São eles: o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac RJ), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Prefeitura de Barra do Piraí, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio Barra do Piraí).

Estandes - Durante todos os dias de evento, na estrutura montada na praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj buscaram orientar visitantes, incluindo alunos da rede municipal e produtores, sobre a criação de tilápia. O estande da instituição chamou atenção de adultos e crianças com um aquário contendo exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida; e distribuição de folders com informações sobre os benefícios do consumo do alimento, ensinando a escolher o peixe fresco, e com receitas.

Também atraiu o público o espaço destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e ao programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (outra vinculada à pasta), que contou mais uma vez com o trabalho de decoração em frutas e legumes - que ganham formas de flores e animais - desenvolvido pelo funcionário público Gustavo Sodré.

Oficinas - Realizadas durante o dia no Food Truck do Senac e no Espaço Gourmet pela Fiperj, as oficinas gastronômicas mostraram uma diversidade de maneiras de se preparar a tilápia. E à noite, organizadas pelos chefs Letícia Vilardo e Pierre Landry, e tendo como convidados o japonês Nao Hara e o francês David Mansaud, revelaram os segredos da alta gastronomia na preparação de alguns pratos, aliando simplicidade e sofisticação. Já no domingo pela manhã, mais de 100 crianças se deliciaram com as guloseimas de chocolate preparadas pelas chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase.

Concurso - Os chefs foram ainda os jurados do concurso gastronômico que elegeu, na sexta-feira, os melhores pratos à base de tilápia dos 11 restaurantes participantes. A vencedora foi dona Maria José da Silva Neta, de 51 anos, que agradou a todos com sua Moqueca Baiana de Tilápia. O segundo lugar ficou com o Restaurante Adolphina e o terceiro com o By Laca Grill.

Confira mais sobre o que rolou no evento em www.facebook.com/tilapiagourmetdeipiabas.