Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj auxilia cooperativa de pesca de São Gonçalo
Autor: Ascom Fiperj
15/01/2016 - 17:08
Associação pretende instalar uma unidade de beneficiamento e criações-modelo de peixes ornamentais e rãs

Em continuidade às ações de apoio e incentivo à comercialização do pescado fluminense, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) se reuniu, nesta sexta-feira, 15, com mais uma cooperativa de pescadores, desta vez em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Com o objetivo de participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a Cooperativa de Beneficiamento de Caranguejo e Pescado da Ilha de Itaoca vai contar com a ajuda da Fiperj na elaboração do croqui de uma unidade de beneficiamento de pescado a ser implantada no local. A entidade pretende ainda instalar criações-modelo de peixes ornamentais e rãs, visando despertar o interesse local por atividades complementares de renda, além de abrir o espaço a visitações.

A convite do presidente da associação, Ubiraci Soares, a coordenadora de Extensão da Fundação, Maria de Fátima Valentim, junto da analista de recursos pesqueiros, Luciana Fuzetti, e dos extensionistas André Medeiros e Hamilton Hissa, visitou a sede da futura unidade e conheceu as áreas já existentes: a produções de mel e de mudas. A instituição assegurou ainda assistência durante toda a preparação da unidade, além de cursos práticos após sua conclusão.

- A iniciativa da cooperativa é extremamente importante, não apenas para a produção local como para o ambiente como um todo. É muito legal a ideia de ter criações de diversos tipos de seres vivos, pois mostram a diversidade do nosso ambiente, as possibilidades de geração de trabalho e renda de forma sustentável – disse Maria de Fátima.

A cooperativa já vem recebendo auxílio da Fiperj na regularização e emissão de documentos necessários para participar do Pnae. Na semana anterior, três pescadores associados estiveram no Escritório Regional Metropolitano I, em Niterói, e receberam suas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs).

O programa - O Pnae garante a compra do pescado, a um preço justo, diretamente das associações de pescadores artesanais. Assim, além de beneficiar os alunos de toda a educação básica com um alimento de alta qualidade nutricional, a medida favorece o empreendedor familiar rural e suas organizações.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741