Terça-feira 23 de Abril de 2024

Festival Gastronomia do Mar chega à Costa Verde
Autor: Ascom Fiperj
11/05/2016 - 15:36
Evento terá workshops gratuitos de gastronomia, além de pratos à base de pescado servidos em diversos restaurantes a preços variados

O Gastronomia do Mar volta este ano com uma edição diferenciada. Desta vez, o festival gratuito acontecerá em Mangaratiba, entre os dias 27 a 29 de maio, e é o primeiro de três eventos na região da Costa Verde. Em uma estrutura montada na Praça Robert Simões (Largo Sebastião Queiroz), no Centro da cidade, chefs renomados darão oficinas de gastronomia utilizando o pescado, e bandas regionais e artistas renomados animarão o público ao final dos dias. Promovido pela parceria entre o Sistema Fecomércio-RJ e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o projeto está em sua 5ª edição e visa estimular a produção e o consumo pescado, além de fomentar o turismo local, contribuindo para o desenvolvimento regional.

A ação é patrocinada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio), o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ) e o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio); e conta com o apoio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap, a qual a Fiperj é vinculada) e de Turismo (Setur), e da Prefeitura Municipal de Mangaratiba.

O evento terá ainda concurso gastronômico, com a eleição dos melhores pratos à base de espécies diferenciadas de pescado dos estabelecimentos participantes; e, além das palestras dos chefs de cozinha, com preparação de pratos especiais, acontecerão workshops de “Beneficiamento Artesanal de Pescado” ministrados por técnicos da Fiperj.