Quinta-feira 18 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Pesquisadora da Fiperj defende tese de doutorado
Autor: Ascom Fiperj
16/05/2016 - 12:32
Flávia avaliou dois processamentos de conservação visando novas alternativas para comercialização do bijupirá

Mais uma pesquisadora da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) concluiu com sucesso seu doutorado. Flávia Calixto, pesquisadora de Tecnologia do Pescado recebeu conceito “excelente” em sua tese, defendida no último dia 12, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Intitulado “Processamento de salga úmida e defumação à quente da carne de bijupirá (Rachycentron canadum Linnaeus, 1766): análises químicas, bacteriológicas, parasitológicas e sensoriais”, o trabalho teve como objetivo utilizar dois processamentos de conservação (a salga e a defumação) na carne do bijupirá, avaliando o rendimento do método e o desempenho dos produtos a fim de repassar a tecnologia para produtores como alternativa de comercialização.

O estudo, que fez parte do doutorado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem, da Faculdade de Veterinária da UFF, relatou ainda achados parasitológicos desses peixes de produção no estado do Rio de Janeiro. Orientada pela professora doutora Eliana Mesquita, a tese teve como banca avaliadora: doutor Sérgio Carmona (UFF), doutora Juliana Latini (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Campus Macaé), doutora Alice Gonzales (UFF), doutora Silvia Mello (Fiperj) e doutora Agar Perez (Instituto de Pesca - SP).

Prestigiando a pesquisadora, estavam, a coordenadora de Extensão, Maria de Fátima Valentim, os extensionistas André Medeiros, Carlos Eduardo Coutinho e Juliana Brandão e a analista de recursos pesqueiros Francyne Vieira; todos da Fundação.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741