Sexta-feira 19 de Abril de 2024

Cerca de 1 tonelada de lixo foi recolhida na Praia de Itaipu, em Niterói
Autor: Ascom Fiperj
17/05/2016 - 14:34
"Maré Limpa na Resex", organizado pela Resex de Itaipu e associação de pescadores, reuniu 90 pessoas. Fiperj foi parceira na ação.

A segunda edição do evento “Maré Limpa na Resex” foi um sucesso! Cerca de 1 tonelada de lixo subaquático e terrestre foi recolhida no último sábado, 14, na Praia de Itaipu, em Niterói. Visando incentivar ações de conscientização, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) foi parceira na ação, organizada pelo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Reserva Extrativista Marinha Estadual (Resex) de Itaipu e do Parque Estadual da Serra da Tiririca, e pela Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (Alpapi). Com o objetivo recolher o lixo encontrado no fundo do mar e na areia da praia da área de abrangência da reserva, a atividade reuniu 90 pessoas de diversos órgãos, entidades, grupos de mergulho e público local.

A próxima limpeza tem previsão para acontecer ainda este ano. Da Fiperj, as técnicas Luciana Fuzetti e Amanda Ruscy, do Escritório Regional Metropolitano I, contaram com suas equipes de mergulho na limpeza subaquática. O extensionista, também da unidade, Thiago Modesto também participou da atividade, com a equipe terrestre.

Maré Limpa na Resex – Mergulhadores convidados coletaram redes fantasmas, pneus, âncoras perdidas e todos os detritos que prejudicam a vida marinha e a qualidade ambiental da Resex. O público interessado pôde se juntar ao grupo que recolheu o lixo da areia da praia, como forma de conscientizar os frequentadores locais. Como parceiros entraram também escolas de mergulho, grupos de escoteiros, pescadores tradicionais da comunidade local, Guarda Municipal Ambiental, Coordenadoria Integrada de Combate a Crimes Ambientais (CICCA, vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente), e 6ª e 7ª Unidades de Polícia Ambiental Marítima (UPAMs).