Sexta-feira 29 de Março de 2024

Fiperj participa de conferência nacional de assistência técnica e extensão rural
Autor: Ascom Fiperj
07/06/2016 - 13:59
Técnicos da Fundação estavam entre os escolhidos como delegados do estado do Rio

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) foi um dos órgãos públicos a representar o estado na 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª CNATER), que aconteceu entre os dias 31 de abril e 3 de maio, em Brasília, no Distrito Federal. Com o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, o encontro tem o objetivo de fortalecer a participação social no processo de elaboração das políticas públicas voltadas para a população rural do Brasil, e reuniu mais de 40 mil pessoas durante todas as etapas (territoriais, municipais, intermunicipais e estaduais).

Representando a Fundação, participaram os extensionistas Ana Paula Araujo, do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas, e Fausto Silvestri, do Escritório Regional Costa Verde. Os técnicos, juntos aos outros delegados escolhidos pela etapa estadual, levaram as principais demandas dos produtores rurais e toda a população agrícola, pesqueira e aquícola do estado do Rio.

O evento fechou 30 propostas, homologadas pelas delegações, das quais se destacam: sete voltadas para mulheres, quatro para povos de comunidades tradicionais e quatro para a juventude. O documento final irá nortear a política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no governo federal para os próximos anos.

Além disso, uma nova presidência para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) foi escolhida, com representantes da sociedade civil. O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019 (Planapo), que é um documento com ampla participação da população, lançado em maio pela presidenta Dilma Rousseff, também foi publicado.