Sexta-feira 29 de Março de 2024

Fiperj participa do pré-lançamento do Festival de Truta de Nova Friburgo
Autor: Ascom Fiperj
14/06/2016 - 11:17
Objetivo foi apresentar novo layout e discutir propostas para a 10ª edição do evento, que acontecerá em novembro

O Festival de Truta de Nova Friburgo, na Região Serrana, deste ano já começou a ser organizado. Visando apresentar o novo layout e discutir propostas para a 10ª edição, que acontecerá em novembro, os parceiros, estabelecimentos e produtores de truta da região se reuniram ontem, 13, no Hotel Fabris, no centro da cidade, para o pré-lançamento do evento. A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), por meio do Escritório da Região Serrana, marcou presença no encontro.

No espaço cedido para a Fiperj, dois aquários de truta foram expostos para o público. Os truticultores e donos de restaurantes também levaram produtos à base do peixe para degustação. O festival, que é promovido pelo Nova Friburgo Convention Bureau (NFRC&VB) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), tem como objetivo, além de movimentar o turismo da região, fortalecer o município como maior produtor da espécie no estado.

Participaram ainda o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, e representantes de secretarias municipais.

Produção - Por ser um peixe característico de águas limpas e frias, a truta encontra na região um ambiente mais do que favorável para a sua criação. A cidade, sozinha, é responsável por quase 80% da produção serrana. A Fundação vem colaborando expressivamente para o crescimento da truticultura na região, através dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão promovidos pelo escritório (com sede em Friburgo e que atende outros seis municípios).