Sexta-feira 29 de Março de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj promove capacitação interna sobre identificação de elasmobrânquios
Autor: Ascom Fiperj
03/08/2016 - 10:34
Curso apresentou características que diferenciam espécies de peixes cartilaginosos

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) promoveu uma capacitação interna, no último dia 29, no Telecentro da Pesca Maré, localizado na sede da instituição. O curso Identificação de Elasmobrânquios Desembarcados no Estado do Rio de Janeiro contou com a participação de 14 técnicos de diversos escritórios da Fiperj, e teve o objetivo de apresentar características que diferenciam as espécies de peixes cartilaginosos, como raias e tubarões.

A demanda surgiu pela necessidade de identificar corretamente as espécies de elasmobrânquios nos desembarques do estado, já que são comumente identificados nas categorias comerciais como “raias” e “cações”, gerando perda de informações de espécies específicas.

Considerando que os dados dos programas de monitoramento pesqueiro no país seguem um padrão mundial, onde são processados em categorias comerciais constituídas por mais de uma espécie, o curso esclarece quais são as espécies desembarcadas no estado, quais as mais abundantes nesses desembarques e os aspectos biológicos das principais espécies de tubarões e raias. O intuito da capacitação é promover o aprimoramento da coleta de informações que compõem a Estatística Pesqueira do estado, como explica a bióloga Fernanda de Oliveira Lana, analista de recursos pesqueiros da Fiperj e ministrante do curso.

- Tubarões e raias são um importante grupo de predadores topo de cadeia e espécies-chave para o funcionamento do ecossistema. Saber identificar corretamente as espécies desembarcadas gera dados espécie-específico, implicando em maior qualidade dos dados obtidos para a Estatística, sendo possível distinguir e avaliar as espécies que compõe essas categorias comerciais – diz Fernanda.

O curso teórico apresentou as características gerais dos tubarões; sua classificação sistemática; morfologias interna e externa; anatomia desses animais; estratégias para a identificação das espécies dos tubarões e raias desembarcados no Estado do RJ; e os peixes cartilaginosos que constam na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção: Peixes e Invertebrados Aquáticos (Portaria MMA nº 445/2014).

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741